quinta-feira, novembro 05, 2020

Petrolândia: Há 17 anos partia Dr. Francisco Simões de Lima - Para muitos, o melhor gestor da história dos 111 anos de emancipação política do município


Em memória aos 17 anos de falecimento de Dr Simões um outdoor foi montado na Av. dos Três Poderes ao lado da Pousada e Conveniemcia Atenize com a seguinte frase: ''Os que te amam verdadeiramente continuarão te amando. Tua voz não se cala e teu legado permanece. Teus familiares e amigos, para Sempre''

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Nesta quinta-feira, 05 de novembro de 2020, completam-se 17 anos do falecimento de Dr. Francisco Simões de Lima, médico, político, administrador carismático que mudou, literalmente, a cara da Nova Petrolândia. Suas intervenções modernizaram a cidade, preparando-a para o futuro.

Para muitos petrolândenses, Dr. Simões foi o melhor gestor da história dos 111 anos de emancipação política do município.

''Lembro-me muito bem, no último comício, quando ele pediu ao povo que lhe desse a oportunidade para poder fazer a mudança de Petrolândia, e o povo acreditou, elegendo-o. Agora, faço lembrar a toda a população que o saudoso Dr. Simões, com toda a sua dignidade de qualidade, e em respeito ao povo o elegeu, não discriminando adversário político, já em janeiro de 1997 começou a fazer a mudança, com os trabalhos de saneamento, esgotos e calçamento, onde o esgoto corria a céu aberto, começando da Quadra 01, 02 e 03. Concluindo, o que os 2 gestores anteriores não fizeram em 8 anos, o saudoso Dr. Francisco Simões fez em 8 meses, inclusive neste mesmo período a construção da orla Fluvial, em que acabou a fedentina dos esgotos e com a poeira que cobria e enchia as casas de areia. Digo isto com conhecimento de fato, eu pescava e, quando no meio do rio, eu via quando o vento soprava forte e a poeira cobria as casas'' O relato é de Enéas Araújo Silva, residente na Quadra 03 de Petrolândia-PE.

Veja abaixo algumas fotos de arquivos de Dr Simões quando prefeito de Petrolândia. 

Atuante, ele fazia questão de acompanhar as obras de perto.


Na Nova Petrolândia, entre as muitas obras de sua administração estão o saneamento e embelezamento da Orla Fluvial (quiosques e calçadão em pedras portuguesas), construção do Ginásio de Esportes, construção do Parque de Vaquejada João Pernambuco (o Xodó do Vaqueiro, concluído por Dr. Marcos Souza, seu sucessor), reforma do Estádio O Galegão, além da construção do hospital municipal.



Seus histórico

Dr. Simões faleceu no dia 5 de novembro de 2003, vítima de leucemia, uma batalha que enfrentou durante longos 25 anos. O grande tempo de convivência e luta contra a doença despertou inclusive a curiosidade de pesquisadores americanos, que levaram o ex-prefeito aos Estados Unidos para tentar descobrir como ele aguentou caminhar ao lado da enfermidade por tanto tempo, fato que lhe rendeu o apelido de “Sangue de Leão”.

Francisco Simões de Lima nasceu na cidade de Calumbi, mas foi em Paulo Afonso, na Bahia, que atuou como professor, médico, secretário de Administração e de Finanças. O trabalho desenvolvido rendeu a ele o convite para se candidatar a prefeito nas eleições de 1982 na cidade de Petrolândia, pleito que ele disputou e venceu. Próximo do final do mandato (de 6 anos), o médico otorrinolaringologista assumiu o posto de chefe da Casa Civil do Governo do Estado na gestão de Miguel Arraes. O município passou a ser administrado pelo então vice-prefeito, Itamar Lete.

Em 1993, foi eleito vice-prefeito (em chapa com Amadeu de Souza) e voltou à vida pública na cidade de Petrolândia, terra que ele escolheu para viver e criar seus filhos. A cidade pediu e Dr. Simões foi novamente prefeito, entre os anos de 1997 e 2000, sendo reeleito em 2001.

O vice-prefeito, também médico, Antônio Marcos de Souza, sucedeu Dr. Simões, concluindo o mandato e foi reeleito em 2004. Em 2008, o então deputado estadual Lourival Simões candidatou-se e venceu a disputa à Prefeitura de Petrolândia. Foi reeleito em 2012.


Nesta data, o Blog de Assis Ramalho presta sua homenagem à memória desse líder carismático que muito fez pela cidade de Petrolândia, adotada por ele como lar.


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário