domingo, julho 12, 2020

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordações neste domingo 12 de julho de 2020

Correios em frente a bodega de José Lino (na esquina)

Pracinha




Cais Dom Pedro II

Bao O Redondo

Caminhão passando em frente a Pop Discos de Mauro

Rua D. Pedro II
Bar O Redondo - em outra visão


Colégio Municipal da velha Petrolândia: A instituição de ensino foi criada em 27 de julho de 1957, com o nome de Colégio Municipal de Petrolândia, a escola não era gratuita e o o aluno só passava do portão se estivesse com o fardamento rigorosamente correto, e pago a mensalidade. Além da exigência do fardamento, só era permitido a entrada se o aluno tivesse de meias azul ou preta. Durante o mandato do Prefeito José Dantas o Colégio Municipal foi estadualizado passando a chamar-se Escola de Jatobá.


História de Petrolândia
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Blog de Assis Ramalho

2 comentários: