terça-feira, fevereiro 11, 2020

Diocese de Floresta em parceria com a Unicap e Provida começa aulas da Escola da Cidadania e políticas públicas/2020










“Nós mudamos, a Igreja muda, a história muda, quando começamos a querer mudar — não os outros, mas a nós mesmos, fazendo da nossa vida um dom”, afirmou o Papa Francisco na tradicional Missa do Galo em 2019.

Atendendo ao chamado a UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco inicia em 2020 o curso de extensão ESCOLA DA CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS em parceria com a Diocese de Floresta-PE e o PROVIDA. A novidade aconteceu na cidade de Floresta (a 433 Km da capital Recife) em 8 de fevereiro com o primeiro módulo “Doutrina Social da Igreja” ministrado pelo sociólogo e filósofo italiano Angêlo Zanrè.

Dom Gabriel Marchesi, bispo da Diocese de Floresta deu as boas-vindas aos alunos e convidados falando da necessidade da igreja se tornar um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria das ações sociais dos que caminham na Fé da religião e um atento olhar para a gestão pública.

Desde a chegada do Papa Francisco, a Igreja Católica vem com boas novas, mesmo ainda com a vontade conservadora de cardeais vem fazendo um trabalho que agrada a maioria dos seus fiéis, rompendo com o conservadorismo atuando não somente para cuidar da igreja, mas também com ações políticas em várias partes do mundo, intermediando conflitos históricos como os embargos a Cuba pelos Estados Unidos da América. Lembro-me quando falou a juventude no Brasil e pediu aos jovens que “sejam revolucionários”, ele defende o direito de indignar-se em favor da transparência e da qualidade na gestão pública. Assim como o Papa Francisco que se apresenta com outro pensamento teológico, forjado nas questões sócio-políticas da América Latina, sendo mais aberto em comparação aos seus antecessores. Francisco foi da Companhia de Jesus que o fez mais preocupado com as desigualdades sociais do que com a parte de costumes e o bispo Dom Gabriel Marchesi nos deixa a mensagem para encarnarmos à causa da justiça social. Trata-se de um convite à ação, conhecer o evangelho e depois tirá-lo do papel para as ações em nossas comunidades fazendo as transformações revolucionárias que nosso Papa e nosso Bispo nos ensinam e nos encorajam.

A ESCOLA DA CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS versa sobre a dignidade humana e sobre o bem comum na vida em sociedade. Já no primeiro módulo percebi o entusiasmo de todos, especialmente dos jovens que entenderam a importância de sua participação para mudar e realidade de nossas comunidades no sertão, fazendo-os compreender uma nova leitura de como poderão colaborar com suas comunidades. Os alunos passaram a reconhecer a postura da Igreja frente ao tema ecológico e a incorporar mudanças importantes no interior da instituição.

A encíclica Laudato Si’ de 2015 foi base nas discursões, e a conclusão foi que não é um texto para os cristãos, mas para toda a humanidade. E na sua integralidade orienta para o ambiental, o social, o político, o cultural, o cotidiano e o espiritual. Refazendo a visão que se tinha da igreja como um problema e colocá-la como solução para a situação da Terra.

Nesta ESCOLA DA CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS a Igreja Católica, a UNICAP e o PROVIDA oferecem por sua riqueza espiritual e científica, uma contribuição de grande qualidade para o semiárido nordestino.

GEORGE NOVAES, aluno da ESCOLA DA CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
As informações e as fotos são de Cláudia Leal/Provida

Nenhum comentário:

Postar um comentário