quinta-feira, janeiro 16, 2020

Petrolândia: Ana Clara precisa de um aparelho de oxigênio portátil; campanha prossegue - Ajude Clarinha!

Ana Clara precisa de sua ajuda

Uma campanha de solidariedade está sendo realizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para ajudar uma garota de 12 anos, portadora de fibrose cística, a ter mais qualidade de vida. A doença de Ana Clara foi diagnosticada quando ela tinha 6 anos. Hoje, atividades normais para meninas de sua idade são impraticáveis para Ana Clara, entre elas frequentar a escola.

A garota recebe oxigênio 24 horas por dia, ligada a um grande cilindro, por conta disso a locomoção é limitada. Segundo a família, até o deslocamento a médicos, para as consultas periódicas, é prejudicado.

Para Ana Clara voltar a ter uma vida (praticamente) normal, a família precisa comprar um  concentrador Portátil de Oxigênio SimplyGo Mini (até 1LPM). O preço do aparelho custa em torno de dezesseis mil reais.

Quem puder ajudar, pode entrar em contato com a família pelos números 87 99641-8387 ou 87 99623-3467. Na foto abaixo desta reportagem, as contas que podem receber doações para a compra do equipamento para ajudar Ana Clara que que mora na  Rua Tancredo Neves, na Quadra 01 de Petrolândia - próximo a praça.

Na tarde de quarta-feira (16/01/20), Assis Ramalho visitou a casa de Ana Clara e conversou com a garota e com sua mãe, Aparecida (Confira no vídeo abaixo).




Concentrador Portátil de Oxigênio SimplyGo Mini (até 1LPM) - Philips Respironics - é o modelo de aparelho (foto acima) que Ana Clara precisa para se librar do enorme cilindro que atualmente usa. Com esse aparelho Ana Clara poderá realizar atividades normais, entre elas frequentar a escola.
O aparelho custa R$ 16.000,00 [dezesseis mil reais]. Clarinha precisa de sua ajuda!

Ana Clara recebe oxigênio 24 horas por dia, ligada a esse grande cilindro


Fibrose cística é grave e atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo 
Fibrose Cística (FC)*, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. É a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. A fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo

Sintomas mais comuns:

- pele/suor de sabor muito salgado;

- tosse persistente, muitas vezes com catarro;

- infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;

- chiados no peito ou falta de fôlego;

- baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite;

- diarreia;

- surgimento de pólipos nasais;

- baquetamento digital (alongamento e arredondamento na ponta dos dedos).

Diagnóstico:

A FC pode ser identificada no Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos ou do Teste do Suor.

Tratamento:

Todo o tratamento deverá ter acompanhamento médico e especializado e varia de acordo com a gravidade da doença e com a forma como ela se manifesta. Porém, a maioria dos tratamentos é projetada para tratar problemas digestivos e para limpeza dos pulmões. É composto por:

- ingestão de enzimas digestivas para a alimentação;

- suporte nutricional;

- medicamentos broncodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios;

- fisioterapia respiratória;

- atividade física;

- acompanhamento multidisciplinar frequente.

Redação do Blog de Assis Ramalho
*Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário