segunda-feira, abril 11, 2016

Parceria entre escola e família é fundamental na educação das crianças no combate ao Aedes aegypti


A parceria entre os pais e a escola na educação dos filhos é fundamental. E a Semana da Família na Escola foi mais uma oportunidade que o Centro de Ensino Fundamental Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo (DF), aproveitou para orientar os alunos e toda a comunidade escolar para as ações de prevenção ao mosquito transmissor do Zika, dengue e chikungunya.

A diretora da escola, Sheila Melo, conta que desde o início do ano letivo o assunto vem sendo abordado e que o trabalho gerou uma série de atividades interdisciplinares. “Nós fizemos um planejamento com os professores e eles levaram para as salas de aulas livros, textos, palestras para que pudessem abordar o tema com os alunos. Depois disso, os alunos fizeram vídeos, pesquisas, peças de teatro, além de uma varredura ao redor da escola para procurar desde tampinhas de garrafa até a inspeção da caixa d´água para eliminarmos focos do mosquito na escola”, explica.

Os pais notaram a diferença que as atividades feitas na escola tiveram na consciência das crianças no combate ao mosquito. Francisca Lima é mãe de Juliana que frequenta o 8º ano no Centro de Ensino Fundamental Agrourbano Ipê e notou que a filha presta mais atenção nos locais que podem acumular água. “Percebi como mudou a visão dela sobre o mosquito. Ela ficou mais atenta e esperta. Não deixa mais água parada. Lá em casa mesmo, quando ela vê alguma coisa, ela já joga fora. Fica de olho o tempo todo”, conta a mãe. Juliana, além de ter participado da limpeza da escola, levou os ensinamentos para o quintal de casa. “Já tirei algumas coisas de lá de casa também. Encontrei tampas de garrafa, que mesmo pequenas podem acumular água, e conferi todas as plantas”, explica.

Anderson Nassau é pai de Carolina e Mateus, alunos do 8º e 1º ano da escola, ressalta a importância da parceria entre a escola e família no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Sinto que a escola trouxe mais informações para eles. Já tomamos bastante cuidado com o mosquito e o que é feito na escola é muito importante para aumentar este contato que eles já têm em casa”.

A escola do Riacho Fundo é apenas um exemplo das ações promovidas em todo sistema educacional brasileiro que envolveu estudantes, profissionais da educação e familiares.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde também participou da Semana Saúde na Escola. Em todo o país, mais de 18 milhões de estudantes em 4.787 municípios estiveram envolvidos em atividades com a comunidade escolar e equipes de saúde da Atenção Básica, fortalecendo a mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário