segunda-feira, setembro 01, 2014

Localizada no Sertão, maior área de proteção integral de Pernambuco tem criação aprovada

Nova unidade de conservação de proteção integral, no Sertão, tem sofrido uma acelerada degradação
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou, nesta sexta-feira, a criação da maior área de proteção integral de Pernambucano: a unidade Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola. Com 110 mil hectares, área fica localizada no bioma Caatinga, entre os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, no Sertão do Estado. A decisão foi tomada durante reunião no município de Petrolina.

A nova unidade de conservação de proteção integral é a primeira a homenagear o animal símbolo da Copa 2014, o “Tatu-bola”, e mais, especialmente, pela sua localização no Bioma Caatinga, que tem sofrido uma acelerada degradação. Com a aprovação, a expectativa é que sejam realizadas mais ações com o propósito de proteção e recuperação do Bioma Caatinga, a partir do Plano de Manejo que logo deverá ser elaborado e do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais sustentáveis na região.


Em toda a área mapeada do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola há ocorrência de espécies endêmicas, raras, vulneráveis e ameaçadas de extinção, como o Tatu-bola. Também, de pombais, redutos de ninhos feitos diretamente no solo da Caatinga, que indica a necessidade de conservação do ambiente frágil.

A proposta de tornar a área a maior de preservação ambiental do Estado é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário