sábado, janeiro 18, 2014

Petrolândia: Diretoria do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar denuncia falta de continuidade da implantação do assentamento


A Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA), do município de Petrolândia, em Pernambuco, divulga carta denúncia sobre a situação do assentamento que está em em implantação há mais de cinco anos, sem que a infraestrutura do assentamento e nenhuma casa tenha sido construída até o momento. Os beneficiários do projeto do INCRA são famílias removidas de sítios considerados como terras pertencentes a aldeia indígena, em processo de desintrusão.

"As autoridades competentes e instituições constituídas precisam ter mais respeito pela população brasileira, de um modo geral. As propagandas políticas e as promessas do INCRA deixam bastante a desejar, principalmente quando se trata de reforma agrária.

Um caso alarmante é o que estão passando as comunidades dos Sítios Mundo Novo, Lagoinha, Barrocão, Piancó e Barriguda, pertencentes ao município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As famílias tiveram suas terras desapropriadas por Decreto que “devolveu” áreas aos indígenas da etnia Pankararu, da aldeia Entre Serras, localizada entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia.

As famílias que ficaram sem suas terras de origem solicitam que as autoridades competentes se sensibilizem para agilizar o andamento da implantação do Projeto Miguel Arraes de Alencar. Cinco anos já se passaram e nada tem avançado, pois nem a RB (Registro de Beneficiários) foi concluída. Questionados, alguns funcionários do INCRA apresentam justificativas não coerentes, transferindo a responsabilidade de uns para outros.

  Materiais disponíveis para a construção da adutora estão no local do assentamento, no Sítio Sobrado, zona rural de Petrolândia. Canos, caixa d’água, bomba e gerador estão sendo deteriorados pela ação do sol. Falta mão de obra de responsabilidade da empresa para conclusão e não é justo o assentamento estar situado a apenas 3 km de distancia do rio e ficarmos olhando para a terra e para a água, com desejo e força de vontade para produzir alimentos, e não termos casas construídas e condições básicas para nos instalarmos na área que, por direito, é nossa. Esperamos que 2014 não seja apenas mais um ano de enganações e sim de ações concretas.

Os beneficiários do Projeto Miguel Arraes de Alencar pretendem divulgar esta realidade para todas as redes sociais e imprensa. Portanto, estamos disponíveis para entrevistas, depoimentos, exposições de fotos (situação anterior e atual), além de visitas ao local do assentamento para realização de reportagem.
 
Petrolândia (PE), 16 de janeiro de 2014

Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento
Dr. Miguel Arraes de Alencar - ABAMA

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Diretoria da ABAMA, junto com representantes do INCRA, se reúne com membros da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar
>Petrolândia: Famílias desesperadas. Após terem as terras desapropriadas pela Funai, há anos enfrentam descaso do Incra para reassentamento
>Petrolândia: Superintendente do Incra estará no município nesta segunda-feira para reunião com Associados da ABAMA
>Petrolândia: Blog entrevista Vitor Hugo, Superintendente do INCRA, após reunião com associados da ABAMA

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário