domingo, dezembro 22, 2013

Vereadora de Floresta Bia Numeriano apresenta voto de repúdio às declarações de Wilson Damázio

Florestanas: Vereadora Bia Numeriano e sua mãe, Ana Gleide Leal

No dia 20 de dezembro, na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Floresta, apresentei um VOTO DE REPÚDIO ao então secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, o Sr. Wilson Damázio, por declaração desrespeitosa, insensata, machista e arrogante contra as mulheres florestanas, em entrevista ao Jornal do Commercio, nº 353, no caderno Cidades, página 4, desta quinta-feira, dia 19.12.2013.

Para mim, “causou indignação ler a entrevista, na qual, em pleno século XXI, após aprovações das Leis da Diversidade e Maria da Penha, depararmo-nos com declarações extremamente homofóbicas e agressivas à mulher, sobretudo a nós, florestanas, por parte justamente daquele que é o responsável pelo Programa Pacto pela Vida, o Sr. Wilson Damázio”.

A Moção de Repúdio Nº 17/2013 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes a essa sessão da Câmara Municipal. Todos concordaram que as declarações mereciam um ato formal de Repúdio desta Casa Legislativa e por isso, aprovaram a proposição.

No meu pronunciamento, apresentei trechos da entrevista, em que o então secretário demonstra-se machista e arrogante, ao generalizar um problema que inspira cuidados em todo o país e coloca todas as mulheres florestana no campo da prostituição. Damázio: "Ah, vai dizer isso para as associações... aqui tem muitos problemas , com mulheres, principalmente... Elas às vezes até se acham porque estão com policial. O policial exerce um fascínio no dito sexo frágil. Eu não sei por que é que mulher gosta tanto de farda. Todo policial militar mais antigo tem duas famílias, tem uma amante, duas. É um negocio. Eu sou policial federal, feio pra c**.. a gente ia pra Floresta (Sertão), para esses lugares. Quando chegávamos lá, colocávamos o colete, as meninas ficavam tudo sassaricadas. Às vezes tinham namorado, às vezes eram mulheres casadas. Pra ela é o máximo tá dando pra um policial. Dentro da viatura, então, o fetiche vai lá em cima, é coisa de doido."

Todos nós, entendemos que o então secretário foi infeliz e cometeu excessos nas suas declarações que não condizem com as atitudes éticas que o cargo exige. Para nós, o Sr. Wilson Damásio deve, no mínimo, uma retratação pública e um pedido de desculpas às mulheres pernambucanas, vítimas de violência sexual, sobretudo, às florestanas, ao povo de Floresta, à comunidade LGBT e as famílias de policiais militares.”

Vereadores presentes à sessão e que aprovaram a nota de repúdio:
Ana Beatriz Leal Numeriano de Sá (Bia Numeriano)
Alberto Carlos de Souza (Beto Souza)
Ézio Feitosa
Fávio Lúcio de Sá Ferraz
Francisco Ferraz Novaes Neto
Gilberto Quirino de Sá (Presidente da Câmara)
Guilherme de Sá Cavalcanti Novaes
José Giovani Sampaio Novaes
Murilo Alexandre de Almeida
Romualdo Gonçalves Torres

Atenciosamente,

Ana Beatriz Leal Numeriano de Sá - vereadora Bia Numeriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário