terça-feira, outubro 16, 2012

Petrolândia vai receber unidade do Corpo de Bombeiros Militar


Coronel Rossini em entrevista a Assis Ramalho (fotos: Otávio Rogério)

Assim como o Blog de Assis Ramalho adiantou, em primeira mão, muito em breve a cidade de Petrolândia, sertão de Pernambuco, terá sua unidade do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com a previsão inicial, isso pode ocorrer ainda neste mês de outubro.


O Quartel de Bombeiros funcionará no antigo prédio da Biblioteca Pública Municipal Barão de Mauá, na avenida da orla fluvial. A biblioteca está instalada provisoriamente no prédio da Escola 7 de Setembro na Quadra 01.

Esta será a primeira unidade do Corpo de Bombeiros instalada no sertão de Itaparica e beneficiará todas as cidades circunvizinhas, a exemplo de Tacaratu, Jatobá, Floresta, Itacuruba, entre outras. 

A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o Coronel Rossini, Comandante de Bombeiros do Interior de Pernambuco, em que ele fala todos os detalhes desta grande conquista do município de Petrolândia e municípios da região.

Acompanhe abaixo a entrevista do Coronel Rossini:


Assis Ramalho: Coronel Rossini, eu gostaria que o sr. esclarecesse sobre esta ótima notícia que acabo de receber de que o município de Petrolândia vai ganhar uma sessão de Corpo de Bombeiros. É isso mesmo, coronel?

Coronel Rossini: É importante a gente destacar que isso é uma parceria que o Corpo de Bombeiros, através do governo do Estado e a Secretaria de Defesa Social, da qual nós estamos fazendo parte. Essa parceira tem implantado um projeto de descentralização do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Pernambuco. E esta descentralização conta normalmente com uma parceria que é do Corpo de Bombeiros com o município, onde o município estrutura toda uma área, que aqui em Petrolândia vai ser próximo a orla fluvial, onde funcionava a biblioteca. E com isso, não ganha só Petrolândia como todo o sertão de Itaparica porque a gente aumenta a proximidade da corporação dos bombeiros aqui com a região. Mas é claro que com uma atenção mais próxima ao município de Petrolândia, porque em Petrolândia tem uma orla que passou a ser, de uns tempos pra cá, um pólo turístico, e aí a gente vai estar presente com uma viatura de combate a incêndio e com uma viatura de resgate, bem como uma equipe que, quando houver eventos na orla, vai estar com equipamentos de salvamento aquático para realizar prevenção.

Assis Ramalho: O mais importante de tudo, coronel Rossini, é que não só Petrolândia vai ser beneficiada como os municípios vizinhos, como Jatobá, Tacaratu, entre outras cidades, para quando precisarem terem os serviços do Corpo de Bombeiros, não é verdade?

Coronel Rossini: Justamente. Essa sessão de bombeiros está subordinada ao Terceiro Grupamento, que fica situado em Serra Talhada, e vai atender o sertão de Itaparica. Vamos estar instalados aqui em Petrolândia na orla de forma provisória, porque o prefeito Lourival Simões já cedeu um terreno, aqui nas proximidade da BR(316), para que sejam construídas as instalações futuras da corporação. E vamos estar aqui à disposição de todas as cidades vizinhas como Tacaratu, Itacuruba, Floresta, Jatobá, e pra isso nós estamos instalando a corporação dos militares aqui, para minimizar não só os problemas inerentes a questões aquáticas, mas também a parte de atendimento pré-hospitalar, como trauma em via pública, como combate a incêndios, não só em residências como também no bioma (caatinga) aqui da região.

Assis Ramalho: Coronel, eu creio que essa conquista de Petrolândia, trazendo para o município e região uma corporação do Corpo de Bombeiros, não deve ter sido muito fácil. Eu creio que Petrolândia está de parabéns.

Coronel Rossini: É verdade. Isso é questão de determinação, de articulação, que foi feita pelo município de Petrolândia junto ao Governo do Estado, e também com o interesse da nossa corporação do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Secretaria de Defesa Social, porque é ela que dá todo o apoio para que isso se concretize, e o Governo do Estado, dentro de sua política de aproximar as instituições e fazer com que o estado esteja mais presente próximo da população.

Assis Ramalho: Mas uma conquista dessa, não se consegue de um dia para o outro. Na verdade isso se consegue com muitas articulações, verdade?

Coronel Rossini: Justamente. Isso porque existem outros municípios que têm interesse, outras regiões. Mas, devido à capacidade de articulação do município de Petrolândia, isso - graças a Deus -começou a se concretizar e eu creio que ainda neste mês de outubro as coisas já devem estar sendo consolidadas, se tudo transcorrer dentro das normalidades, para que a corporação do Corpo de Bombeiros efetivamente esteja aqui no município de Petrolândia.

Assis Ramalho: Coronel, Petrolândia agradece.

Coronel Rossini: Nós também agradecemos, porque para nós, que fazemos o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, é importante a nossa presença em todo o estado e, principalmente, aqui dentro do sertão de Itaparica, porque é a primeira unidade do Corpo de Bombeiros que está sendo instalada aqui na região. Então nós nos sentimos muitos gratos e quero agradecer a todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para esse feito, principalmente à Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário