29 janeiro 2026

Tarcísio de Freitas visita Bolsonaro na Papudinha nesta quinta-feira (29)

Ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Foto: Alan Santos/PR

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicano-SP), visita Jair Bolsonaro (PL) pela primeira vez desde que o ex-presidente passou a cumprir pena em uma unidade prisional, nesta quinta-feira (29).

O encontro, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve ocorrer das 11h às 13h.

Até então, o último encontro entre os dois aliados havia ocorrido em agosto do ano passado, quando o ex-presidente estava em prisão domiciliar. Nesse ínterim, Bolsonaro teve a condenação transitada em julgado e passou a cumprir pena em unidade prisional.

Moraes havia autorizado a visita de Tarcísio para o dia 22 deste mês, mas o governador não pode comparecer por questões de agenda. Como mostrou a CNN, pesou para o cancelamento a irritação do governador com declarações de Flávio Bolsonaro.

Em nova decisão, Alexandre de Moraes autorizou visita de Tarcísio em nova data e agendou a visita do ex-ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco, na quarta-feira (28); e do senador Rogério Marinho (PL-RN), na quarta-feira (4).

O ministro do STF frisou na decisão que as visitas deverão observar as regras estabelecidas pelo local onde Bolsonaro está preso. O ex-presidente cumpre pena no 19º Batalhão da PMDF, unidade conhecida como “Papudinha”.

O encontro entre Bolsonaro e Tarcísio ocorre em meio à articulação do campo da direita para as eleições de 2026. A escolha do ex-presidente de lançar o filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) frustrou os planos de aliados que viam em Tarcísio um nome mais competitivo para rivalizar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

A construção da candidatura e busca por alianças, entretanto, expôs divergências na direita. Sinais trocados do governador de São Paulo em relação à corrida presidencial geraram desgaste com o grupo bolsonarista e irritaram a cúpula do PL (Partido Liberal).

O governador tentou aliviar o desgaste na última semana, ao publicar em suas redes que disputará a reeleição do governo do estado, além de reforçar ser “leal” ao ex-presidente.

"Sempre falei do meu carinho, da minha lealdade, ao presidente Bolsonaro e dizia: 'O meu candidato é o Bolsonaro ou quem ele indicar'. Ele indicou o Flávio. Então, quem é o meu nome a partir de agora? É o Flávio Bolsonaro", disse Tarcísio.

Mateus Salomão, da CNN Brasil, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.