sexta-feira, janeiro 25, 2019

Petrolândia: Na primeira reunião pública do ano, vereadores rebatem autoavaliação nota 9 da prefeita com lista de problemas do Município


Jorge Lino Viana (PSL)
Vice-presidente da Câmara, José Luiz (Zé Pezão)

Em entrevista exclusiva concedida a Assis Ramalho na última sexta-feira (18), a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), sem fugir de nenhuma pergunta, embora tenha saído pela tangente ao responder algumas delas - como no caso do Matadouro Público -, a gestora que tomou posse em agosto de 2017, após renúncia do prefeito eleito, foi perguntada sobre a nota que daria a si mesma como prefeita. Jane avaliou-se com nota 9. Foi inevitável a repercussão do assunto na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite da última quarta-feira (23). A Oposição não deixou passar em branco a oportunidade de renovar as críticas à gestora.

Em seus pronunciamentos, os vereadores José Luiz da Silva (Zé Pezão, do PTB), vice-presidente da Mesa Diretora recém-empossada, e Jorge Lino Viana (PSL), relacionaram motivos pelos quais, segundo eles, a autoavaliação da prefeita foi equivocada.

Jorge Viana, como de costume, foi incisivo em suas críticas. Segundo a usar a palavra, logo após Toinho de Eugênio, ele parabenizou o colega por ter apresentado uma lista de solicitações que deverão receber, ou continuar a receber, atenção da Casa Legislativa neste início de ano. "Parabenizo V. Excia. por entender que V. Excia. é um vereador da base da prefeita, mas, que vem aqui [na tribuna da Câmara] mostrar, pelo menos, 10 ou 15% dos problemas de Petrolândia".
 

Jorge lembrou ao colega da bancada do governo que, no caso do Matadouro, cuja higiene e funcionamento precários foram denunciados no final da semana passada, Toinho chegou a elogiar a prefeitura quando foi iniciada a obra, vários meses atrás e até hoje não concluída. Segundo Jorge Viana, a obra foi paralisada por falta de pagamento ao empreiteiro. O vereador aproveitou a ocasião para pedir ao líder do governo na Casa (Sílvio Rogério, do SD) que, na próxima sessão, apresente detalhes sobre o andamento da obra. Criticou o que ele chama de prática atual do Município, de começar obras, aparentemente sem dinheiro em caixa para terminar, e culpar a crise, pois, segundo Jorge, "realmente, a crise existe, mas, não com essa intensidade". "Quem andar, no dia da matança, naquele matadouro, não tem coragem de comer a carne no outro dia, por que lá a falta de higiene é total", concluiu. 

Jorge Viana também comentou a falta de remédios nos postos de saúde e hospital do município. "Não tem como três esferas, federal estadual e municipal, deixar faltar Dipirona© no município. É uma vergonha!", afirmou. 

Após apontar itens problemáticos para a gestão atual - falta de remédios, limpeza das ruas, fardamento escolar, estradas, entre outros - Jorge avaliou a autoavaliação da prefeita. "Na opinião deste vereador, ela está 9 negativo, 9 negativo! Ela tem que fazer muito em 2019, pra cobrir 2017 e 2018", ressaltou. Abaixo, o vídeo com o pronunciamento de Jorge Viana.


Na sua vez de usar a tribuna, o vice-presidente da Câmara, José Luiz (Zé Pezão), além de fazer críticas à administração, enumerou 11 itens, entre aqueles que considera mais problemáticos da cidade, Morador da Agrovila 02 do Bloco 01, no Projeto Barreiras, o vereador destacou a distribuição de água tratada nas agrovilas, "que são discriminadas". "Se for numa agrovila distante não tem coragem de tomar um copo d'´água", afirmou. Citou também a Orla onde, segundo ele, continuam sendo despejados dejetos que vão para o Lago de Itaparica.  

Na enumeração de problemas, José Luiz justificou que o receio de os vereadores em assinar o Código de Postura do Município (assunto será tratado em outra matéria do BlogAR) é que fique igual à iluminação pública, que é paga na conta de energia, "mas não tem na nossa cidade iluminação pública. O Bairro Nova Esperança está lá, às escuras". O vereador disse que a taxa de iluminação pública subiu de mais ou menos 3 reais para 18, 20, e continua "péssima a qualidade". Sobre o Código de Postura, o vereador foi enfático. "Chegou em agosto e vai ficar engaveta por mais um bom tempo. Eu não voto [favorável à aprovação do novo Código de Postura]! Eu não voto! Vai complicar mais ainda a vida do ser humano dentro de Petrolândia!", proferiu, antes de criticar a prefeita por, supostamente, beneficiar os aliados e ter dois secretários de Infraestrutura. "Tem uma pasta, agora, na secretaria [Prefeitura] que está Paulo Lucena e Arthur. E aí?", questionou. As indicações apresentadas pelo vereador serão postadas em outra matéria do BlogAR.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário