Informação foi divulgada durante a apresentação dos resultados do setor portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025. Planalto calcula que até 24 ministros podem deixar os cargos para serem candidatos.
Por Mariana Assis, Lorena Fraga, g1 e GloboNews — Brasília
O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (14) que deixará o governo para se candidatar a uma vaga no Senado nas eleições de 2026 pelo Republicanos (PE). A saída deve ocorrer até abril, em observância às regras eleitorais.
O ministro afirmou que já tem um nome em mente para sucedê-lo e, no momento certo, será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é quem dará a palavra final.
"Nós vamos conversar com o partido e com presidente Lula sobre o nome que nós vamos sugerir para compor o Ministério. Naturalmente, quem indica ministro é o presidente da República", explicou.
A informação foi divulgada nesta manhã durante a apresentação dos resultados do setor portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025.
Nesta tarde, o ministro se encontra com o presidente Lula às 16h30. Segundo interlocutores, a sucessão deve ser um dos principais temas da conversa, além da apresentação do balanço da pasta em 2025.
Essa é apenas uma das muitas mudanças neste ano na Esplanada dos Ministérios. O Planalto calcula que até 24 ministros podem deixar os cargos nos próximos meses para serem candidatos.
Balanço 2025
Pelos cálculos do Ministério, cerca de 130 milhões de passageiros foram transportados em 2025.
No segmento internacional, os levantamentos apontam para uma movimentação de 28,5 milhões de viajantes, um crescimento de 13,7% frente a 2024.
Esses números, de acordo com a pasta e com dados da Agência Nacional de Aviação Terrestre (Anac), também representam um salto de 20% quando comparado com o período pré-pandemia (2019).
Já a tarifa média das passagens aéreas, segundo o balanço, caiu 11,7% no período de 2022 a 2025. A movimentação portuária, por sua vez, aumentou 5% de 2024 a 2025.
Silvio Costa Filho estima que, até o fim deste ano, a Embraer responda por 25% da frota do país. A expectativa é alimentada pela aquisição de até 74 aeronaves da Embraer pela Latam.
O governo também calcula que os investimentos na infraestrutura hidroviária superem R$ 529 milhões em 2025.
Leilões
Costa Filho mencionou, durante a apresentação, que o edital do megaterminal de contêiners do Portos de Santos, maior empreendimento de logística da década, deve ser publicado no fim do mês março ou começo de abril.
O ministro destacou também que há cerca de 12 interessados, dos quais dois são de grupos brasileiros. Árabes, chineses, filipinos e fundos de investimentos respondem pelo restante.
A previsão, nas palavras de Filho, é que outro leilão importante ocorra em março: o do Aeroporto do Galeão.
Por Mariana Assis, Lorena Fraga, g1 e GloboNews — Brasília














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.