23 novembro 2025

Celebração da Consciência Negra na EREM José Mendes da Silva, em Timbaúba, viraliza em rede social com Dança dos Orixás e conquista milhares de seguidores

Reprodução EREM José Mendes da Silva



Por Lúcia Xavier Ramalho

A educação de Pernambuco ganhou um grande destaque na Semana da Consciência Negra, graças às diversas ações desenvolvidas pela Erem Jose Mendes Silva (EREMPJMS), escola de Ensino Médio Integral localizada em Timbaúba, na Mata Norte do estado, a cerca de 100 km do Recife. Entre as várias atividades promovidas, a emocionante Dança dos Orixás 2025, atividade que envolveu alunos de várias turmas, conquistou - e continua a conquistar - o coração de admiradores na rede social Instagram, onde viralizaram os vídeos das apresentações, após a publicação no dia 20/11. Em menos de quatro dias, o perfil da escola recebeu mais de três mil seguidores e superou 9.000 que se consideram representadas. 

A edição 2025 da Dança dos Orixás foi mais "um show de respeito, um grito de resistência, uma esperança de tolerância! Emocionante!", nas palavras da escola, com as quais concordam as pessoas que deixaram suas mensagens de apoio e agradecimento pela atividade escolar impregnada de identidade, pertencimento e ancestralidade. A atividade é realizada pela escola com a curadoria de alunos e ex-alunos de religião de matriz africana. 

Carregadas de simbolismo, as apresentações coletiva e individual dos alunos, foram elogiadas pelas coreografias ricamente elaboradas, com uma aura que chega a emocionar quem as assiste. A escola e seus alunos também receberam elogios pela coragem de lutar contra a intolerância e dar visibilidade às  mais legítimas expressões das raízes culturais afro-brasileiras, normal e convenientemente invisibilizadas nas comemorações do Dia da Consciência Negra, perseguidas e atacadas durante todos os dias do ano. 

Os vídeos das apresentações estão no perfil da escola no Instagram @eremjosemendesdasilva

Destaca-se também a Exposição Raízes da Consciência. Alunos de turmas do 2º ano apresentaram trabalhos baseados em pesquisas sobre movimentos abolicionistas e de resistência, incluindo também reflexões sobre a substituição da mão-de-obra dos escravizados por trabalhadores empregados, após a Lei Áurea. 

Ao completar 8.000 seguidores, nesse sábado (21/11), o perfil da escola publicou uma mensagem de agradecimento. Veja abaixo. 

"Na EREM Professor José Mendes da Silva não há espaço para racismo nem intolerância!
Gente!!!! Pense numa Comunidade Escolar Feliz!!! Estamos assustados, animados e boquiabertos com essa movimentação gigante 😱😱😱😱 QUE MASSA!
.
Nos orgulhamos de termos 75% de uma comunidade discente que se autodeclara preto ou pardo (dados do IDEB 2023). A construção de identidade desses estudantes passou pelas atividades da nossa vivência da Semana da Consciência Negra, que faz parte do nosso calendário escolar desde 2019.
.
Seguimos com ESPERANÇA de contribuir na construção de justiça social. Tudo que fazemos é com afeto e responsabilidade, buscando eficiência e fazer o melhor que podemos.
.
Há quem duvide ou nos subestime, pelas questões sociais que vivem nossos jovens. Mas aqui a gente tem uma CERTEZA, nossos ESTUDANTES são os MELHORES DO MUNDO. E tudo sempre será POR ELES! 🤍✨️🥰
.
EREM PROFESSOR JOSÉ MENDES É DE PERNAMBUCO!!!"

Parabéns à gestão, colaboradores, curadores e alunos da EREM José Mendes da Silva pelo belíssimo projeto pedagógico realizado na Semana da Consciência Negra. O reconhecimento recebido em forma de likes e seguidores é mais do que merecido, assim como revelam os números do IDEB (4,3) e evolução do IMEI 2022/2024. 


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.