segunda-feira, junho 09, 2014

Petrolândia: Associação Café com Arte lança projeto ''Uma Porta Aberta para a Inclusão Social'' e é destaque na mídia com projeto de tecelagem


Associação de Artesanato Café com Arte funciona há quase 10 anos. Tapetes produzidos no local são vendidos para vários estados do país.

Na sexta-feira passada à Associação Café com Arte fez lançamento do projeto 'Uma Porta Aberta para a Inclusão Social'. O evento aconteceu em sua sede, na Rua São Francisco em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Estiveram presentes no lançamento, entre outros, o prefeito Lourival Simões, vereadora Maria do Socorro (Dona Santa), Anna Tereza de Carvalho Leal Simões titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Dona Socorro Simões mãe do prefeito Lourival Simões, Joane Barbosa Enfermeira artesãs da Associação Café com Arte, Hislaine Menezes, Diretora de Turismo de Petrolândia, e Nancy Cordeiro, artesã homenageada durante o evento.


A Associação de Artesanato Café com Arte, sediada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mantém a tradição de tapetes artesanais no município. Por falta de recursos na instituição, a produção quase foi extinta após décadas de tradição, porém, o trabalho foi contemplado com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

A produção atualmente é acelerada. A máquina para tecer os fios do tapete é manuseada por mais de dez pessoas que trabalham todos os dias. Mas, segundo a artesã Fátima Belém, quem vê isto não percebe que um dia a tradição esteve ameaçada. “O sofrimento era muito grande para pagar aluguel, água e energia. Tudo pesava para a associação, que era simplesmente ajudada pelo associados”, conta. Ela explica como funciona aquele apoio. “Conseguimos um projeto e entramos no edital. Fomos contemplados com uma valor que garante a sustentabilidade da associação durante um ano”.

A missão da instituição pôde ser continuada. Uma prova deste ciclo é artesã Fernanda Silva, que está aprendendo no local. “A minha mãe sempre trabalhou com artesanato e isso aconteceu naturalmente comigo. De repente, me vi aqui pintando”, afirma. O trabalho da associação, assim, permitiu a perpetuação da tecelagem nas famílias.

A aprendiz de tecelagem Rosimere Barros, o artesanato também representa uma chance de desenvolvimento. “Eu tenho muita curiosidade de aprender. A tecelagem é uma coisa a mais no currículo. Com isso, a gente pretende crescer mais e se tornar um técnico futuramente”, explica. O tecelão Fábio Júnior Pereira afirma que ensinar artesanato é uma forma de manter a tecelagem e não perder a tradição de artesão.

E a participação nos trabalhos serve até para melhorar a saúde. “Eu tinha um grande problema de nervo e tive que ocupar minha mente. Quando eu começei a pintar e interagir com outras pessoas, minha vida mudou. Foi aqui que recebi muita ajuda e de onde tiro meu sustento”, conta a artesã Gilmara Dias.

Os tapetes fabricados no local são apresentados em feiras e vendidos em vários estados do país. Para a artesã Fátima Belém, um motivo de orgulho. “Me sinto muito feliz e muito satisfeita em ver este grupo se desenvolvendo com sabedoria”.

Para ver mais fotos, clique aqui>Projetos da Associação Café com Arte

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Centro de Informações e Artesanato está aberto ao público
>Petrolândia: Associação Café com Arte participa de curso para mulheres artesãs
>Petrolândia: Café com Arte conquista prêmio de Melhor Vitrine na Semana do Bebê
>Petrolândia: Associação Café com Arte conclui capacitação "Negócio Certo" promovida por Senar/Sebrae

Redação do Blog de Assis Ramalho/G1
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário