quinta-feira, novembro 24, 2016

​​​Prorrogadas inscrições para o Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda

Programa vai oferecer infraestrutura, conhecimento e formação de rede profissional para 25 projetos e recebe inscrições até o dia 30 (Foto: Isabelle e Vanessa da MMetric, empresa incubada pelo Marco em 2015/2016)

As inscrições para o Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda 2017-2018 têm nova data final para recebimento de projetos: dia 30 de novembro. O Núcleo de Gestão da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), responsável pela gestão do Marco da Moda, decidiu pela prorrogação das inscrições para dar novo prazo aos empreendedores da moda.

Todos os processos desta edição do programa de incubação são online, desde a publicação do edital até a entrega de projeto, vídeo e o recebimento da inscrição. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ntcpe@ntcpe.org.br.

Até o dia 18 de novembro, cerca de 100 interessados fizeram o download da chamada pública. Todo o material pode ser acessado no site do NTCPE (ntcpe.org.br) ou na página do Facebook do Marco Pernambucano da Moda (facebook.com/marcopemoda). O NTCPE é um equipamento de economia criativa do Estado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O programa de Incubação 2017-2018 vem cumprir uma das missões do Marco Pernambucano da Moda, de ser um centro de referência em profissionalização para novas empresas, oferecendo oportunidades de incubação de negócios, infraestrutura e formação complementar. O presidente do NTCPE, Fredi Maia, vê na incubação uma forma de fortalecer o empreendedorismo. “A cadeia têxtil e de confecções é uma das mais importantes no mundo e Pernambuco tem tradição, produção e competência nesse setor. Precisamos estimular a inovação e a incubação de novos empreendedores, com projetos sustentáveis. Essa é uma das formas de contribuirmos para aumentar a qualidade da nossa participação”, diz.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, a estruturação de novos negócios na cadeia da moda é estratégica para que o trabalho desenvolvido em Pernambuco ganhe mais espaço e mercado. “O Governo de Pernambuco entende como fundamental o estímulo à qualificação e inovação dentro desse segmento, que é um dos mais importantes da nossa economia. O Marco Pernambucano da Moda é um equipamento que foi concebido pelo Governo do Estado com a missão de desempenhar esse papel estratégico, de oferecer subsídios para a ampliação da qualidade e da competitividade da cadeia têxtil e de confecções do Estado”, avaliou Norões.

Método

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro, quando começa a qualificação das 25 propostas de negócios selecionadas para o programa. A incubação ocorrerá ao longo de 18 meses, a partir de fevereiro de 2017. Os incubados contarão com um corpo técnico de excelência, instalações e equipamento novos, para ultrapassarem as três fases do programa: pré-incubação, incubação e pós-incubação. A metodologia adotada para este processo é baseada na criação de valor por meio de infraestrutura, conhecimento e rede.

Cada um dos 25 projetos aprovados receberá infraestrutura física detalhada no edital, que possui estação de trabalho; salas de reuniões e de múltiplo uso; suporte tecnológico, de inteligência de informação e de equipamentos para prototipagem têxtil, com o pessoal de apoio do NTCPE.

O conhecimento transmitido terá três níveis de complexidade com avaliações contínuas de capacitação integrada em gestão, produto, produção e marketing; consultorias especializadas; participação monitorada em palestras, seminários, oficinas e eventos de comercialização.

Os empreendedores terão facilidades na construção de suas redes profissionais, com conhecimento de todos os atores envolvidos na corrente de valor dos empreendimentos incubados, tanto os elos anteriores (fornecedores, consultores, etc) como os elos posteriores (clientes e concorrentes, por exemplo). O programa de Incubação 2017-2018 prevê articulação de relacionamento com os profissionais em ambientes criativos, de inovação e sustentáveis, além do programa de mentoria.

Seleção

O projeto de negócio deve ser pessoa jurídica com sede em Pernambuco; ter a participação de, ao menos, dois integrantes; se comprometer a participar das atividades, entre outros requisitos.

A avaliação e a seleção das propostas serão de responsabilidade da comissão composta por quatro profissionais de referência na cadeia, além de um especialista em recursos humanos. A comissão é livre para escolher as melhores propostas e só serão analisadas aquelas que estiverem relacionadas à cadeia têxtil e de confecções, propondo produtos, serviços e ações sociais com valor de moda nos seguintes segmentos:

FOCO
SEGMENTO
BALIZADORES


Produtos

Design Funcional
Roupas para proteção, para trabalho, para prática de esportes, para atividades específicas, etc.
Design Inclusivo
Vestuário e acessórios para públicos específicos com necessidades especiais temporárias e permanentes
Design Têxtil
Estamparia, Lavanderia, Tingimento, Acabamentos especiais
Design de Artefatos
Roupas (inclusive cama, mesa e banho), acessórios, calçados e decoração


Serviços 
Pesquisa
Pesquisa de tendências,
Modelagem
Modelagem, Graduação de Tamanhos, Prototipagem, Plotagem
Confecção
Tecnologia da Produção, Consultoria em Gestão
Promoção
Fotografia, Produção de Moda, Visual Merchandising, Design Gráfico, WebDesign
Comercialização
Soluções para vendas, comércio eletrônico, etc.

Social
Projetos
Envolvimento de comunidades vulneráveis para o desenvolvimento humano
Ações Coletivas
Geração de renda, Associações, Cooperativas




















O Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda 2017-2018 é a oportunidade para empreendimentos nascentes, negócios que aguardam um impulso, visionários que precisam entender o mercado, enfim, futuros empresários que estão aguardando as condições de infraestrutura, transmissão de conhecimentos e acesso a informações da melhor rede de trabalho possível dentro do ecossistema têxtil e de confecções no Estado. O momento da economia é perfeito para capacitação. A crise passa e com a reativação dos negócios aquele que se preparou estará melhor posicionado. O Marco da Moda está no endereço mais fervilhante de ideias do Recife, com vizinhos como o Porto Digital, com parcerias sólidas como com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as universidades federais do Recife (UFPE e UFRPE), além de possuir uma vida cultural própria.

Endereço para informações: www.ntcpe.org.br ou www.facebook.com/marcopemoda

Celso Calheiros/NTCPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário