quarta-feira, novembro 23, 2016

Projeto de escola de Jatobá-PE é um dos cinco vencedores nacionais no Prêmio Respostas para o Amanhã


O projeto dos alunos jatobaenses concorre, agora, ao prêmio do Júri Popular com votação aberta na internet (Fotos: Divulgação)

Aguapé, planta aquática também conhecida como baronesa, é matéria-prima para adubo orgânico, forragem e etanol

Projeto A presença da baronesa no rio Moxotó: problemáticas e possibilidades é um dos cinco vencedores nacionais da 3ª edição do prêmio Respostas para o Amanhã, concedido pela Samsung.

Agora, os cinco vencedores concorrem com votação aberta na internet, até 30 de novembro, no site https://respostasparaoamanha.com.br/ O projeto mais votado será considerado Vencedor pelo Júri Popular.

O prêmio - Iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a 3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos da rede pública do Ensino Médio, sob a coordenação de um professor.

De abrangência nacional, o Prêmio incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.

O projeto - Desenvolvido pela turma do 3º ano A da EREM de Itaparica, sob orientação do Prof. José Edilson Batista Diniz e do monitor Gabriel Soares, o projeto traz à tona a poluição do rio Moxotó, onde ocorreu a proliferação da planta aquática Eichhornia crassipes, popularmente conhecida como baronesa. A disseminação da espécie cria uma barreira que impede a iluminação e oxigenação da água.

O problema, que afeta a vida da comunidade ribeirinha, mobilizou os alunos da escola estadual a desenvolverem o projeto e sugerir um destino adequado à planta, utilizando-a como matéria-prima na produção de adubo orgânico, de forragem e de etanol.

Felicitações à EREM de Itaparica, representada pela gestora Regina Celi de Moraes Borges, pelo sucesso do projeto no prêmio Respostas para o Amanhã e que a comunidade jatobaense dê continuidade às ações iniciadas pelo jovens, com a aplicação dessa matéria-prima abundante, que se desenvolve descontroladamente também em alguns trechos do rio São Francisco.

Notícia relacionada
>Jatobá: Projeto da EREM de Itaparica representa PE na fase nacional do 'Prêmio Respostas para o Amanhã' da Samsung

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Regina Celi/EREM de Itaparica e Respostas para o Amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário