quarta-feira, novembro 23, 2016

Técnicos do ProRural participam da primeira turma de capacitação sobre o Rural Investe do Brasil


Para preparar empresas, projetos sociais e instituições que apoiam o desenvolvimento de investimentos rurais e agronegócios, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO) está capacitando técnicos de Programas de apoio à agricultura familiar de várias partes do país. O curso, com duração de dez dias, está sendo realizado no Centro de Treinamento do Instituto de Pesquisa Agrícola (IPA), em Carpina.

O Rural Invest é uma metodologia gratuita aplicada em várias partes do planeta onde o Banco Mundial, que visa preparar os planos de negócios de cada subprojeto formatado com investimento público, de forma participativa, iterativa e descentralizada. Com uma linguagem simples, o material formado por e-learning, tutoriais, estudos de caso e livro de exercícios, pode ser utilizado por técnicos, elaboradores de projetos e pelas próprias comunidades beneficiadas.

Para o consultor da FAO, Luc Dubreuil, o RuralInvest visa fortalecer as capacidades dos atores nacionais para facilitar investimentos rurais sustentáveis, promoção de empreendimentos rurais, desenvolvimento de cadeias de valor e maior acesso a serviços financeiros. "O programa vai resolver algumas necessidades básicas sobre a forma como o Banco Mundial deseja que estejam formatados os planos de negócios dos subprojetos e melhorar a qualidade e viabilidade dos projetos apresentados".

Segundo o diretor Geral do ProRural, ANselmo Pereira, com as ferramentas de participação e interação do RuralInvest, o Programa vai melhorar a capacidade de gerenciamento, garantindo um maior aumento do impacto e sustentabilidade das ações. "Esse curso marca também a preocupação do ProRural em trabalhar junto com parceiros como o Ipa e o Senar. Juntos poderemos capacitar melhor nossos técnicos e garantir mais e melhores projetos para o homem do campo".

Assessoria de Comunicação/ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário