quinta-feira, abril 16, 2015

Por que me preocupar com a saúde bucal do meu animal de estimação?


A Doença Periodontal é uma enfermidade que acomete os tecidos de sustentação dos dentes, composto pela gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. Estudos mostram que cerca de 85% a 90% dos cães e gatos apresentam algum grau de doença periodontal.

Quando há a doença periodontal, todo o organismo está em risco, pois bactérias podem alcançar a corrente sanguínea e causar lesão em outros órgãos, sendo os principais os rins e o coração. Animais de raças pequenas são mais predispostos a desenvolverem este tipo de doença.

Todo o processo começa devido ao acúmulo e proliferação de bactérias, gerando desde uma inflamação na gengiva até a perda dos dentes. As bactérias que se acumulam nos dentes formam uma placa bacteriana, a qual se mineraliza com o tempo, levando a formação do que chamamos de tártaro. Quanto maior a quantidade de tártaro, maior a progressão da doença, já que este facilita o acúmulo de mais bactéria.

Entre os principais sintomas que podem ser percebidos por parte dos proprietários estão: mau hálito, manchas nos dentes, sangramentos de gengiva e dificuldade para comer.

O diagnóstico é feito através do exame da cavidade oral por parte do Médico Veterinário.

O tratamento é baseado na remoção mecânica do tártaro e polimento dos dentes. Quando a doença já se encontra em estágio avançado, pode ser necessário realizar a extração dos dentes mais acometidos. Para que este procedimento seja feito de forma efetiva, é necessário que o animal seja submetido à anestesia geral, a qual se realizada de forma adequada e de extrema segurança.

Além da limpeza periodontal, o tratamento preventivo, como a escovação dos dentes com pastas dentárias específicas e a adição de alguns produtos dentários na água, são de extrema importância para retardar e prevenir o avanço da doença periodontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário