Na manhã deste domingo, 28 de setembro/2025, a vaqueirama de Petrolândia e região reuniu-se no Parque de Vaquejada João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro) para a celebração da 51ºª Missa dos Vaqueiros, na programação da Festa em louvor do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis.
Antes da missa campal, os vaqueiros cavalgaram do Parque em procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade. Em frente à igreja, receberam a bênção do pároco local,Geraldino Rodrigues, antes de retornar ao parque de vaquejada.
A homenagem póstuma da Missa dos Vaqueiros 2025, celebrada por Frei Valdevan,
foi em memória do vaqueiro Paulo de João de Zeca. CONFIRA ABAIXO SUA BIOGRAFIA
Paulo José de Sá, conhecido popularmente como Paulo de João de Zeca, nasceu em 27 de fevereiro de 1954 no município de Tacaratu (PE), filho dos agricultores João Paulo Sobrimho e Maria Gomes de Sá. Desde a infância esteve imerso a vida do campo, ajudando seus pais na lida da roça, aprendendo a criar caprinos e ovinos e a trabalhar na plantação e colheita, adquirindo uma profunda conexão com a terra e seus valores. Devido a vida difícil na roça não teve a oportunidade de concluir os estudos formais, cursando apenas o ensino fundamental imcompleto.No entanto, sua sabedoria foi moldada pela experiência e compromisso com a comunidade.
Casou-se com Ana Maria Ferraz de Sá, pai de cinco filhos, Paulo Ewerton, Edson Fernando, Ana Paula (Eudes Gustavo e Ângela Maria - Im memeria ), e três netos, Anna Cellyna, João Gabriel e Benício. Durante muitos anos morou no sítio Quixaba Grande, mas com a indenização da CHESF em 1988, passou a residir com a família na agrovila 6 do bloco 2. Onde continuou com o ofício da agricultura e pecuária.
Apaixonado pela cultura sertaneja, tornou-se um grande promotor e patrocinador de vaquejada, pega de boi no mato e corrida de argola. Construindo sua pista de vaquejada (denominada Parque São Paulo). Destacou-se como vaqueiro tanto de pega de boi no mato, como de vaquejada montando o seu cavalo guararape, chegando a ganhar váris premiações. Ademais, contribuiu efetivamtente na organização da missa do vaqueiro de Petrolândia juntamente com Clodoaldo e Cícero Moura.
Apesar das limitações educacionais, compreendia a necessidade de ajudar e lutar pelos direitos dos menos favorecidos, principalmente das comunidades rurais, para que todos pudessem viver com dignidade. Isso o impulsonou a ingressar na vida política.
Candidatou-se a vereador no município de Petrolândia em 1992. Exerceu a função de vereador durante dois mandatos de 1992 a 2000, destacando-se por sempre estar atento às necessidades da população. Sua presença constante ao lado dos eleitores e sua disposição em ajudar a todos o consolidou com a imagem de um representante dedicado e acessível.
Foi um dos idealizadores da feirinha do bode, evento que se tornou um marco para a ovinocultura da região, proporcionando um espaço de comercialização e fortalecimento da economia local. Em maio deste ano foi homenageado pela Câmara de vereadores, através do projeto do vereador Delano de Dona Santa, e aprovado pelos demais vereadores, onde foi nomeada a feira de animais de Petrolândia, de Paulo José de Sá (Paulo de João de Zeca).
Paulo José de Sá (Paulo de João de Zeca) faleceu em o7 de fevereiro de 2024, deixando um legado de dedicação às tradições nordestinas, à política e às causas sociais. Sua história permanece viva na memória da família, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua trajetória.
Blog de Assis Ramalho
Biografia gentilmente cedida pela Secretaria de Cultura de Petrolândia
* VEJA ABAIXO - MATÉRIAS SOBRE A PROCISSÃO E MISSA DO VAQUEIRO 2025 EM PETROLÂNDIA - REGISTROS DO BLOG DE ASSIS RAMALHO
CLIQUE >>> Petrolândia: Grupo "BOTA PRA TORÁ" leva descontração e anima a procissão da 51º° Missa de Vaqueiro
Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.