Na última sexta-feira, dia 09/05, em Belém do São Francisco (PE), o Banco do Nordeste, participou de evento de Difusão Tecnológica e Inovação do Projeto “Nas Ramas Da Esperança" , que tem como foco maior o combate à pobreza extrema no estado de Pernambuco por meio da produção de alimentos biofortificados.
O evento ocorreu no espaço da Maçonaria na Avenida Coronel Caribé, e reuniu representantes de entidades públicas e privadas, câmara municipal de vereadores, lideranças de associações de agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária.
A abertura do evento foi feita pelo Vice-prefeito Roberval Aguiar, representando o Prefeito Calby Carvalho, que estava em agenda externa, que contextualizou sobre as riquezas e potencialidades naturais, de água, clima e solos férteis, além das condições geográficas que favorecem o escoamento da produção de Belém do São Francisco.
A ação foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, consolidando o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável da agricultura em parceria com diversas instituições de fomento da região.
Na programação do evento contou com palestras enriquecedoras e inspiradores, com dois momentos formativos importantes:
Palestra sobre "Nas Ramas da Esperança: Como o Semiárido Pode Liderar Uma Nova Agenda Verde", ministrada pelo Professor e Pesquisador Dr. Erbs Cintra de Souza Gomes, (IF-SERTÃO-PE-Campus Petrolina Zona Rural).
Palestra sobre "Tecnologias Sociais e Bioeconomia Como Vetores de Futuro para o Desenvolvimento da Agricultura de Belém do São Francisco", ministrada pelo Pesquisador Zilson Marques, que também é responsável pelos estudos e capacitações sobre bioeconomia e abertura de novos mercados do Projeto Nas Ramas da Esperança, (IF-SERTÃO-PE-Campus Petrolina Zona Rural).
O professor Erbs Cintra destacou que o projeto já distribuiu 550 mil mudas de batata-doce biofortificada, além de mais de 40 toneladas em doação de alimentos para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Hoje o projeto conta com 16 bolsistas, já está presente em 163 municípios de 12 estados do Brasil, e já possibilitou geração de mais de 40 milhões em renda para agricultores familiares.
O evento contou com a presença de mais de 40 participantes, que foi prestigiado Banco do Nordeste (BNB), Adelmo Azevedo, Agente de Desenvolvimento e Coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER-BNB) no Sertão de Itaparica, do Pesquisador Delmo Freire, que faz parte da equipe do Projeto Nas Ramas da Esperança, e responsável pela parte de Extensão Rural, Diretor da Secretaria de Agricultura, Rivaldo Soares; Técnico Eraldo Bezerra, da Empresa de Assistência Técnica CERRADO; além do Produtor Rural e Empresário, Cléo Carvalho.
O evento também contou com a ilustre participação dos vereadores Dorgival Julio, Leandro Lustosa e do advogado e Consultor Jurídico Dr. William Carvalho.
O Pesquisador Erbs Cintra, sugeriu a criação de um projeto de Lei municipal de incentivo à aquisição de alimentos oriundos do Projeto “Nas Ramas da Esperança”, com o objetivo de estimular a produção por pequenos agricultores/as familiares e melhorar a dieta alimentar nas escolas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.