sábado, agosto 10, 2013

Em casa, PM deve guardar arma sem munição e em local seguro

Se o filho do policial pedir para ver a arma, ela deve ser mostrada

A Polícia Militar de São Paulo orienta o policial a guardar a arma em casa separada da munição e em lugar seguro. Se o filho do policial pedir para ver a arma, ela deve ser mostrada. A corporação, entretanto, não orienta os policiais a ensinar seus filhos a atirar.

Esta semana, um policial militar amigo do sargento da Rota Luís Marcelo Pesseghini, de 40 anos, e da cabo Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, disse em depoimento à Polícia Civil que o filho do casal, Marcelo Pesseghini, de 13 anos, aprendeu com o pai a atirar. O adolescente é suspeito de matar os pais, a avó e uma tia e em seguida se suicidar na Zona Norte de São Paulo. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A psicóloga da PM Rosângela da Silva Penha reitera que o policial não deve deixar de atender o pedido de mostrar sua arma aos filhos. "Se ele esconder o armamento, corre o perigo de instigar a curiosidade, porque ali tem um segredo, tem um sigilo. O ideal é que ele pudesse suprir a curiosidade da criança de forma suficiente, não ignorando as regras de segurança”, explica.

O tenente Írio Trindade Jesus trabalhou na Polícia Militar por 31 anos e diz que conversava com os filhos sobre a arma que guardava em casa. “Nós temos que orientar os nossos filhos quanto ao perigo que uma arma provoca quando mal usada ou mal manuseada. A gente sempre fez isso com muita intensidade”, diz.

Os filhos dele pediam para ver a arma que o pai usava no trabalho. “Eu tirava a munição dessa arma. Separava e depois mostrava por um curto tempo. Uma curiosidade normal das crianças. Eles querem ver, querem manusear. Não havia problema desde que com a minha fiscalização”.

G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário