quarta-feira, abril 15, 2020

Petrolândia/COVID-19: Secretária de Saúde Lívia Leite esclarece situação atual do município, em entrevista a Assis Ramalho




Nesta quarta-feira (15/04), o radialista e blogueiro Assis Ramalho entrevistou a secretária de Saúde de Petrolândia, Lívia Leite. O assunto da entrevista, claro, foi a situação atual de prevenção à propagação do novo Coronavírus, causador da Covid-19. O isolamento social tem sido incentivado pelo município e a mensagem da secretária de saúde é clara: "fique em casa".

Petrolândia teve três casos suspeitos, felizmente descartados após exames negativos. Neste dia 15/04, o Estado de Pernambuco contabilizou 1.284 casos confirmados, com 68 casos recuperados e 115 óbitos. O boletim do Ministério da Saúde, hoje, informa que o País tem 28.320 casos confirmados
e 1.736 óbitos.

Na entrevista, a secretária afirma que o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima foi preparado para receber internações de pacientes com problemas respiratórios. Ela também explica as medidas adotadas pelo município para evitar a disseminação da Covid-19 no território. Lívia informa que foram adquiridos exames, ainda não entregues pelo fornecedor, porém, a prioridade de testagem são os profissionais da saúde, expostos à Covid-19 diariamente.

Lívia reforça que, neste momento, é importante que a população se mantenha em casa, respeite o isolamento social, em especial idosos e gestantes. Sair de casa, só em caso de muita necessidade.

Confira no vídeo abaixo.


De acordo com Lívia, desde o início da pandemia, o município articula respostas rápidas para evitar o contágio da Covid-19. Foi criado um comitê de enfrentamento e editados decretos para lidar com a situação. Ela também cita que a Vigilância Sanitária recebe denúncias sobre o descumprimento do decreto por estabelecimentos no comércio.

Com aproximadamente 36.500 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2019, a cidade de Petrolândia, no interior de Pernambuco, é situada a quase 500 km do Recife. Como a maioria das pequenas cidades, onde a população tem acesso apenas aos cuidados de Atenção Básica (Baixa Complexidade), o município não dispõe de nenhum leito de UTI. Exames para testagem da Covid-19 também não estão disponíveis. Os casos suspeitos - e posteriormente descartados - foram enviados para exames em hospital da capital. Se casos de pacientes em estado grave/crítico surgirem em grande número, faltarão inclusive ambulâncias.

 A Prefeitura decretou situação de Calamidade, há poucos dias, para facilitar a implantação de medidas de combate à doença e aos impactos da doença e do isolamento social, que não se limitam à área de Saúde.

As medidas para evitar a propagação do vírus e a disseminação da doença no município incluem o fechamento de quase todo o comércio, de acordo com o decreto estadual. Bancos, lotéricas, mercados, padarias, clínicas, farmácias e poucos outros estabelecimentos têm autorização para funcionar, com restrições ao número de clientes e distanciamento nas filas.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. O que vai acontecer com as pessoas que trabalham fora em outros estados. Que estão retornando para suas casas esse fim de semana? Existe algum tipo de cuidado com esse pessoal, ou simplesmente não?

    ResponderExcluir