sábado, março 22, 2014

Paulo Câmara, pré-candidato ao governo do Pernambuco, fala sobre os desafios a enfrentar nos próximos meses, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Paulo Câmara entrevistado por Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Como muito já se falou, após vários nomes serem especulados, Eduardo Campos indicou à sua sucessão no governo de Pernambuco, o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, tendo como vice o deputado federal Raul Henry (PMDB). O ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), um dos pré-candidatos ao Governo do Estado, antes da definição de Eduardo, foi contemplado com a disputa da vaga do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no Senado.

Com a escolha de Paulo Câmara, ficaram de fora da disputa o secretário de Casa Civil, Tadeu Alencar, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o ex-deputado federal Maurício Rands e o próprio João Lyra, vice-governador do Estado, que assume o Governo de Pernambuco a partir do dia 4 de abril, quando Eduardo Campos deixará o mandato para se dedicar à campanha de sucessão presidencial.

Secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara (PSB) é concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e está na administração de Eduardo Campos desde o início do seu governo, em janeiro de 2007.

Nesta quinta-feira (20), integrando a comitiva de Eduardo Campos, Paulo Câmara esteve em Petrolândia, no Sertão do Estado, para a  inauguração do Posto Avançado de Bombeiros na cidade, da quadra coberta da EREM Mª Cavalcanti Nunes e entrega de três veículos do programa PE Conduz a municípios da região. Na oportunidade, o pré-candidato ao governo do Estado, foi entrevistado por Assis Ramalho.

Na entrevista, Câmara fala sobre o desafio que terá pela frente para buscar a sucessão do melhor governador do Brasil, título atribuído a Eduardo Campos em várias pesquisas, mas diz estar preparado e motivado. Veja abaixo, na íntegra, a entrevista de Paulo Câmara concedida ao Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho: Como o ainda Secretário da Fazenda do Estado, Paulo Câmara, está vivendo os primeiros dias como o indicado pelo governador Eduardo Campos para sua sucessão?

Paulo Câmara: Primeiramente, eu queria cumprimentar a população de Petrolândia e dizer da minha satisfação de estar aqui, participando desta instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Para mim é uma honra fazer parte de um governo que fez tanto pelo povo pernambucano e, a partir do mês de abril, com a nossa saída da Secretaria da Fazenda, nós estamos iniciando uma nova caminhada, junto com os meus companheiros Fernando Bezerra Coelho e Raul Henry. Vamos trabalhar a favor da construção de um plano de governo, ouvindo a população de todos os municípios, ouvindo a sociedade em geral, para que este plano de governo possa ser apresentado a toda sociedade pernambucana, a partir do mês de julho, quando do início oficial da nossa candidatura ao governo do Estado. Então, eu estou muito satisfeito pela trajetória, eu estou muito entusiasmado com a oportunidade que os vários partidos da Frente Popular de Pernambuco me delegaram, de conduzir a liderança deste processo sucessório de Pernambuco, para que a gente possa continuar avançando, em cima do que foi feito pelo governador Eduardo Campos, que tanto ajudou os pernambucanos, para que a gente possa avançar cada vez mais.

Assis Ramalho: Talvez você esteja à frente do seu maior desafio, porque sem dúvida vai ser uma responsabilidade muito grande, caso seja eleito, substituir o governador Eduardo Campos que vem de dois bons mandatos, inclusive sendo apontado, através de pesquisas, como o melhor governador do Brasil. Está preparado para o desafio?

Paulo Câmara:
Realmente, você está certo. É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma honra muito grande. Mas nós fazemos parte (do secretariado de Eduardo) desde o início do governo, como Secretário de Administração, depois como Secretário de Turismo e,  agora, como Secretário da Fazenda. Nós construimos, neste governo, muitas coisas e eu participei de muitas decisões. Participei do Núcleo Gestor, onde tudo era acompanhado por nós, então eu tenho conhecimento do funcionamento da máquina, tenho conhecimento de como as coisas devem ser feitas para acontecer. Então, vamos ter um Estado arrumado, um Estado organizado e vamos ter um trabalho muito mais fácil do que quando o governador Eduardo Campos assumiu. Agora, vamos trabalhar muito, vamos trabalhar duro, vamos resolver os problemas, vamos encontrar as soluções e vamos continuar esse trabalho, porque esse trabalho não pode parar. Pernambuco tem que continuar avançando.

Assis Ramalho: Antes da decisão tomada por Eduardo Campos, indicando você como o possível sucessor, muitos candidatos foram especulados, e no início dessas especulações o seu nome era pouco falado, sendo que nos últimos dias (antes da decisão) o seu nome começou a ser fortemente especulado. Para você, chegou a ser uma surpresa, ou você já sabia? Como foram os dias que antecederam a sua indicação?

Paulo Campos: Realmente, houve especulações de muitos nomes, nomes muito capazes, e todos poderiam estar aqui como pré-candidatos, assim como eu estou. Mas, para mim é uma honra, e uma responssabilidade muito grande, e é como eu já disse: eu estou muito entusiasmado, muito feliz pelos apoios que nós temos recebido, pelas conversas que nós temos tido. Nós já temos um amplo conjunto de partidos que já anunciaram apoio à nossa pré-candidatura, tanto a Paulo Câmara para o governo, como a Raul (para vice), como a Fernando Bezerra Coelho para o Senado, então todos nós estamos com essa responssabilidade muito grande para continuar esse trabalho fazendo com que Pernambuco avance cada vez mais, respeitando sempre o legado que foi construido pelo governador Eduardo Campos.

Assis Ramalho: Você falou que ainda não tem um plano de governo definido. Quando esse plano vai ser definido para que os pernambucanos possam saber?

Paulo Câmara: É verdade, não temos ainda, porque esse programa vai ser construído por toda a sociedade, a partir do mês de abril, quando nós vamos visitar todos os municípios do Estado de Pernambuco. A população de Petrolândia, quando eu voltar aqui, vai ser convocada para nos dar opiniões, nos dar ideias,  para que a gente possa colocar nossas propostas do plano de governo, e esse plano de governo vai ser construído entre os meses de abril, maio e junho, para que seja apresentado à sociedade pernambucana a partir de julho.

Assis Ramalho: Paulo Câmara, muito obrigado por sua atenção com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, e desejamos boa sorte na sua jornada, que vai ser longa.

Paulo Câmara: Assis, eu agradeço esta oportunidade de ser entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho, e aproveito para me colocar à disposição, quantas vezes for necessário. Estarei à disposição do seu Blog para prestar esclarecimentos desta trajetória de pré-candidato, posteriormente de candidato, e, se Deus quiser, de futuro governador de Pernambuco. Obrigado!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário