sábado, fevereiro 11, 2012

A melhor foto jornalística de 2011: La Pietá muçulmana

Samuel Aranda/New York Times
O World Press Photo, maior premiação de fotojornalismo do mundo, anunciou nesta sexta-feira, 10, os vencedores da edição de 2011. Ganhou o prêmio de foto do ano o fotógrafo espanhol Samuel Aranda, por uma imagem tirada em Sanaa, no Iêmen, em outubro passado. Um homem ferido é segurado por uma mulher, totalmente coberta, dentro de uma mesquita usada como hospital pelos manifestantes contra o regime do presidente Ali Abdullah Saleh. Aranda fazia uma pauta para o New York Times.

"É como se todos os eventos da Primavera Árabe resultassem neste momento único – em momentos como este”, afirmou a fotógrafa americana Nina Berman, membro do júri. “A foto é resultado de um momento muito humano, mas também nos lembra de algo importante, do papel crucial das mulheres nesta revolução. É fácil retratar a agressividade de situações como esta. Esta imagem mostra a ternura que pode existir no meio de toda a agressão. A violência ainda está ali, mas ela mostra outro lado”, completou outro membro, Manoocher Deghati, chefe de fotografia da AP para o Oriente Médio.

Ao observar esta foto, imediatamente vem à nossa mente a imagem da escultura "La Pieta" do italiano Michelângelo. Compare:
A Pietà (em português Piedade) de Michelangelo é a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe, Maria. A fita que atravessa o peito de Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Itália. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho, com informações do Observatório de Imprensa e Wikipedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário