quinta-feira, outubro 09, 2014

Após visita à Chesf, prefeito de Petrolândia desabafa: "A preocupação é a produção de energia e não o consumo humano"

Captação da Compesa em Petrolândia

Na noite dessa quarta-feira (7), o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, visitou a sede da Chesf em Recife para tratar sobre a situação crítica da represa de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, construída neste município. No Facebook, o prefeito compartilhou o resultado da reunião.

"Novas informações, saindo agora da Chesf, o Lago (Itaparica) está com 17,50%, Sobradinho está soltando 1.000 m3/seg e pela Usina Hidrelétrica (Luiz Gonzaga) está saindo 1.200m3/seg... Calcule o consumo das cidades que margeiam de lá para cá... A previsão é que se caia para 16,5% da capacidade até o final de semana, e mais uma vez ouvi que a preocupação é a PRODUÇÃO DE ENERGIA e não o CONSUMO HUMANO! É uma preocupação que dói!"

Um pouco mais tarde, Lourival postou as fotos, acima reproduzidas, com informações sobre a situação do abastecimento da Compesa em Petrolândia. "Esta é a caixa de Captação da COMPESA, e eis a situação dela... A marca da lama mostra a situação crítica com as bombas funcionando... Amanhã (hoje, dia 8) é ANA e ONS e COMPESA Recife de quebra! Está à beira do colapso!"

A construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi realizada pela CHESF do final dos anos 70 até meados de 1980. A sede e vários distritos e povoados foram submersos para a criação da represa de Itaparica, com a transferência da sede do município para outra área, o mesmo acontecendo no município de Itacuruba. Cidades baianas também foram afetadas. O perder das raízes no êxodo interno, forçado para a instalação do desenvolvimento, ainda hoje cobra seu preço.  

No momento, parece que perdemos nossas cidades a troco de um progresso ilusório, tão fugaz quanto uma boa temporada de chuvas neste Sertão, cada ano mais castigado pelos desatinos do homem. Arrancaram nosso povo de suas terras e águas e parte de nossa história se perdeu no fundo dessas águas, crescentemente contaminadas por agrotóxicos. Em troca, sequer o direito fundamental à vida - porque água é vida - à dignidade nos são garantidos, porque a produção de energia é mais importante do que a manutenção do mínimo de qualidade de vida das milhares de pessoas aqui residentes. Que os céus mandem logo chuva, antes que a represa nos devolva, coberto de lama, tudo aquilo que nos foi tirado.

Notícia relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Reprodução Facebook Lourival Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário