27 julho 2025

Petrolândia integra programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural com atividades de 02 a 21 de agosto


A 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural será realizada entre os dias 18 e 23 de agosto de 2025, com ações nas quatro macrorregiões de Pernambuco. Este ano o tema é “Preservação, Valorização dos Bens e Expressões Culturais” e conta com os eixos "Pensar o Patrimônio", "Brincar com o Patrimônio", "Experimentar o Patrimônio" e "Interpretar o Patrimônio". Entre as cidades participantes está Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolândia, com apoio de diversas secretarias municipais, a comemoração da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural no município tem várias ações e o Blog de Assis Ramalho apresenta abaixo, em texto, a programação completa das atividades que vão acontecer entre os dias 02 a 21 de agosto, e foram divulgadas apenas em cards para redes sociais. Confira: 

02/08 (Sábado) - 08h às 14h - Trilha no Entre Serras - Imersão da Escola da Ancestralidade
Descrição: "A ação propõe uma caminhada reflexiva e sensorial pelos caminhos naturais da região, integrando saberes ancestrais, espiritualidade e conexão com a Natureza. A experiência será guiada por narrativas que conectam memória, identidade e território, despertando o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes culturais locais". 

05/08 (Terça-feira) 
09h00 - Centro Cultural - Chapéus de Memória e Saia Tapete
Descrição: "Contação de história baseada no livro "O Jatobá que virou mar", de Paula Rubens. Que aborda a história de Petrolândia-PE. E exposição de moda com design Otávio Souza. Será realizada a exposição dos espetáculos "Chapéus de Memórias", com Otávio, e "Saia Tapete", com Paula Rejane, em uma ação que entrelaça arte, afetos e a história do povo de Petrolândia. Obs: A exposição ficará exposta no Memorial de Petrolândia até o dia 21 de agosto". 
19h00 - Centro Cultural - Reconhecimento dos 87 anos da Banda Adolfo Alexandre de Melo (Eixo Pensar o Patrimônio)
Descrição: 
1. Sessão Solene em Homenagem à Banda
2. Exposição Histórica e Cultural
3. Concerto Comemorativo

09/08 (Sábado) 
08h00 - Usina de Itaparica
Visitação a Usina Hidrelétrica de Luiz Gonzaga 
Descrição: "A ação principal será o roteiro guiado "Energia que Transforma", uma caminhada educativa pelos espaços estratégicos da usina. Durante o percurso, o guia explicará de forma acessível o funcionamento da usina, a importância da energia hidrelétrica para a região, os impactos ambientais e sociais do empreendimento, além de curiosidades históricas sobre a construção da barragem". 
11h00 - Brejinho da Serra - Visitação do Museu Porfírio
Descrição: "A ação proporciona uma vivência educativa e sensorial com foco na valorização da história local. Durante o percurso, os participantes serão convidados a refletir sobre os objetos, fotografias, vestimentas, utensílios e espaços do museu, relacionando-os com suas próprias memórias e identidades culturais". 

12/08 (Terça-feira) - Visitação aos Quilombolas Borda do Lago Negros de Betinho
Descrição: "A ação tem como objetivo proporcionar uma imersão cultural e educativa no cotidiano da comunidade, valorizando os saberes tradicionais, as práticas de resistência e a identidade quilombola. Os participantes serão recebidos com uma conversa de acolhida sobre a história da comunidade. Haverá ainda demonstração de saberes tradicionais, como culinária, artesanato ou cantos ancestrais, promovendo o diálogo entre gerações e o reconhecimento da cultura quilombola como patrimônio vivo e essencial para a construção de uma sociedade plural e justa". 

15/08 (Sexta-feira) 
07h30 - Sítio Arqueológico no Sobrado
Descrição: "A ação propõe uma exploração interpretativa dos vestígios arqueológicos presentes no local, possibilitando aos participantes uma imersão na história e nos modos de vida das populações que habitaram a região em tempos passados. A atividade será acompanhada por momento de reflexão e diálogo sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico, fortalecendo o vínculo entre comunidade, memória e identidade cultural". 

21/08 (Quinta-feira) - 09h00 - Local não informado
Encerramento: Com Apresentação dos Momentos Vivenciados durante a Semana do Patrimônio
Descrição: "Apresentação dos principais momentos vivenciados ao longo da programação. Destacando a importância das experiências educativas, culturais e de memória realizadas durante a semana, como ato simbólico e celebrativo". 
- Apresentação do Grupo Capoeira Brasil.

Criada em 2008, a Semana do Patrimônio celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), e vem se consolidando como um espaço de debates interdisciplinares e interinstitucionais, fortalecendo a preservação, valorização e reconhecimento dos patrimônios culturais em todas as suas formas – materiais, imateriais e vivos.

Desde 2022, com a promulgação da Lei Estadual nº 17.851, a Semana passou a integrar oficialmente o calendário do Estado de Pernambuco, reconhecida como política pública permanente que tem o compromisso de estimular o sentimento de pertencimento e reforçar que a preservação do patrimônio cultural é um compromisso coletivo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: Secult-PE e Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.