sábado, janeiro 05, 2013

Petrolândia: Vândalos invadem Escola Delmiro Gouveia pela terceira vez em menos de um mês

Rita de Cássia, diretora da Escola Estadual Delmiro Gouveia
Fotos: Assis Ramalho
Na madrugada deste sábado (05), por meio de arrombamento, vândalos invadiram a Escola Estadual Delmiro Gouveia, localizada no centro da cidade de Petrolândia. Seis salas da unidade escolar foram danificadas, alimentos foram destruídos e materiais escolar e de expediente foram revirados. 

Segundo apurações iniciais, aparentemente nada foi roubado da instituição de ensino. além de estragar os alimentos da merenda escolar, os vândalos espalharam cereais pelos corredores do colégio e picharam paredes e quadros das salas. Entre as pichações, um aviso: “Nós volta”.

O Sr. Ivan Braz, servidor da escola, informou à reportagem do Blog de Assis Ramalho, que chegou ao estabelecimento de ensino às 9 horas da manhã, como é de hábito, para aguar as plantas, e verificou os atos de vandalismo à escola. “Todos os dias, inclusive domingos e feriados, venho ao colégio aguar as plantas. Ao chegar hoje, verifiquei o arrombamento. Imediatamente entrei em contato com a vice-diretora, Nelma Gomes, que entrou em contato com Josias, segurança da escola”, disse Ivan.

O segurança, Sr. Josias, afirmou à nossa reportagem que se dirigiu à Delegacia de Petrolândia para fazer o boletim de ocorrência, mas a repartição estava fechada. “Essa é a terceira vez que arrombam o estabelecimento”. O segurança informou que a primeira investida contra a escola ocorreu no dia 25 de dezembro de 2012, e os atos se repetiram no dia 1º de janeiro e nesta madrugada.

Segundo o Sr. Josias, neste sábado (05) a delegacia estava fechada e, nas duas vezes anteriores, foi atendido por plantonistas que não registraram a queixa, alegando falta de tempo. Também segundo o Sr. Josias, a Polícia Civil não foi ao local após nenhum dos arrombamentos.

Josias afirma que hoje, ao retornar da delegacia sem sucesso, chamou uma viatura da PM, que passava próximo ao local e os policiais foram à escola registrar o fato. No final, orientaram que fosse feito o boletim de ocorrência na delegacia.

Em seguida, nossa reportagem procurou Rita de Cássia, diretora da Escola Delmiro Gouveia, que se mostrou indignada. “Assis, acabei de entrar em contato com o chefe da Guarda Patrimonial, Djalma, que me orientou a procurar a Delegacia de Polícia e, como eu falei que a delegacia estava fechada, ele me orientou a procurar o Ministério Público.”

No fechamento desta reportagem, Rita de Cássia afirmou estar tentando contato com Ricardo Dantas, Secretário Estadual de Educação, para que medidas cabíveis sejam tomadas.

Para ver as fotos da Escola Estadual Delmiro Gouveia, clique no atalho abaixo:
Clique>Vandalismo na Escola Estadual Delmiro Gouveia

A reportagem do Blog de Assis Ramalho apurou que há carência de efetivo na delegacia de Petrolândia. Apesar de nossa cidade ser um lugar pacato,  acreditamos que o funcionário obrigado a cumprir sozinho um plantão noturno, ou mesmo diurno, com razão teme pela própria segurança. Assim, é preciso aumentar a quantidade de servidores na Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia, não apenas para que seus funcionários possam trabalhar com efetividade e segurança, mas principalmente para a população contar com a integralidade dos serviços da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, sem transtornos.

Por fim, o Blog de Assis Ramalho esclarece que, em Pernambuco, o Boletim de Ocorrência para "dano/depredação", e diversos outros fatos, pode ser feito através da Delegacia pela Internet (Delegacia Interativa), serviço on line da Polícia Civil de Pernambuco, disponível no endereço abaixo.
Clique>http://ww8.sds.pe.gov.br/delegaciainterativa/carregarCadastroInicial.do

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário