Coletivo Isto é Choro (Foto: Divulgação)
Banda Filarmônica Adolfo Alexandre de Melo, de Petrolândia (Foto: Divulgação)
O Festival contará com performances musicais, Rodas de Conversa e Oficinas de capacitação abertas ao público, sempre enfatizando a cultura regional de Pernambuco, tendo como inspiração a obra e a história de João Pernambuco, nossa maior referência.
Nesta edição, as atrações incluem o bandolinista e compositor Betto do Bandolim, um artista reconhecido no Choro, no Frevo e na música instrumental pernambucana; o cantor Walmir Chagas, famoso por seu personagem O Véio Mangaba, que encarna um personagem do Pastoril Profano, mas que neste Festival apresentará seu trabalho como intérprete, cantando clássicos da música popular brasileira; e o flautista e maestro José Arimatea, que mostrará seu projeto autoral para flauta transversal. Eles serão acompanhados pelo Coletivo Isto é Choro, que conta com o violonista, maestro e arranjador Bozó 7Cordas no violão de 7 cordas, Nelson Brederode no cavaquinho, Lucas Ratão no pandeiro e Xaruto no surdo.
O Festival terá seu início em Jatobá, na quinta-feira, dia 30, a partir das 19 horas, na Praça Eduardo Campos, ou Praça Central, como é conhecida.
No dia 31, às 19h, o Festival será realizado em Petrolândia, na Praça da Matriz de São Francisco de Assis, localizada no centro da cidade. A Filarmônica Adolfo Alexandre de Melo, com 87 anos de história, fará uma apresentação especial, tocando clássicos do repertório orquestral e músicas de ritmos regionais. Em seguida, Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas e o Coletivo Isto é Choro se apresentarão no palco.
No dia 01 de novembro, um sábado e véspera do aniversário de João Pernambuco, Tacaratu encerrará o Festival com uma programação que começará com o cortejo dos Seresteiros de Tacaratu, iniciando na casa de dona Durvalina e passando pelas principais ruas da cidade.
Neste ano, ilustres personalidades locais serão homenageadas pelos Seresteiros, Zé Sobral, Zé Doria, Lima de Suell, Maurício Seresteiro, Zé Galego, Senhora de Zé Benvinda, Cícero Lacerda, Conrado Félix, Zelaeti e Creuza Rodrigues. O cortejo terminará no centro, no largo da Casa da Cultura, onde terá início a programação do palco com as apresentações de Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas e o Coletivo Isto é Choro, além da participação de artistas regionais.
“A maior alegria para todos nós que organizamos o Festival João Pernambuco é a oportunidade de realizá-lo na terra natal de João Pernambuco e observar o Choro e a cultura regional recuperando seu destaque na cena cultural de Pernambuco”, declara Wagner Staden, produtor e diretor geral do Festival.
O Festival João Pernambuco teve sua primeira edição em 2016, no Recife, com o objetivo de homenagear o violonista e compositor João Teixeira Guimarães, conhecido como João Pernambuco. Desde 2023, o evento passou a ocorrer no Sertão de Itaparica, região natal do artista. No ano de 2023, foi realizado em Tacaratu, e em 2024, aconteceu tanto em Tacaratu quanto em Petrolândia. Já neste ano, o festival irá acontecer em Tacaratu, Petrolândia e Jatobá.
O Festival João Pernambuco é realizado pela W. Staden Arte, Comunicação e Cultura e promovido pelo Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro!, com o apoio das Prefeituras de Tacaratu, de Petrolândia e de Jatobá. A direção geral é de Wagner Staden, enquanto a direção musical fica a cargo de Betto do Bandolim.
PROGRAMAÇÃO:
FESTIVAL JOÃO PERNAMBUCO
JATOBÁ
30/10 às 19hs
Local: Praça Eduardo Campos (Praça Central)
Atrações: Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas, Coletivo Isto é Choro
PETROLÂNDIA
31/10 às 19hs
Local: Praça da Matriz de São Francisco - Centro
Atrações: Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas, Coletivo Isto é Choro
e a Banda Filarmônica Adolfo Alexandre de Melo
.jpeg)
TACARATU
01/11 às 19hs
Local: Largo da Casa da Cultura
Atrações: Seresteiros de Tacaratu, Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas, Coletivo Isto é Choro e atrações regionais
01/11 às 19hs
Local: Largo da Casa da Cultura
Atrações: Seresteiros de Tacaratu, Betto do Bandolim, José Arimatea, Walmir Chagas, Coletivo Isto é Choro e atrações regionais
Divulgação/W. Staden Arte, Comunicação e Cultura














.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.