23 julho 2025

Petrolândia: Em evento em homenagem a João Campos, vereador Keno do Logradouro presta homenagem ao ex-vereador "Petro do Mundo Novo" tomando dose de pinga aromatizada por folhas de alecrim


No sábado (19) o prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Petrolandense em cerimônia realizada no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, na chácara da família do prefeito Fabiano Marques, em almoço servido a grande número de correligionários, apoiadores e aliados.

A cerimônia também serviu para apoios estratégicos a candidatura  de João Campos ao governo de Pernambuco, e reuniu um amplo arco de lideranças políticas de todas as regiões do estado, entre prefeitos e vice-prefeitos

Após a ceromônia de entrega do título de cidadania ao prefeito do Recife, e os tradicionais discursos, o evento seguiu animado com música e bebida. Em momento de descontração, o vereador por Petrolândia, Keno do Lagradouro, resolveu prestar uma singela homenagem ao ex-Vereador Pedro Cavalcante da Silva, popularmente conhecipo por Seu Petro do Mundo Novo (in memoriam). A simples homenagem se deu por saborear uma dose de cachaça aromatizada por folhas de alecrim. A bebida era a preferida de "seu Petro", e virou uma lebrança a sua memoria, inclusive em meio a família.  VEJA ABAIXO O VÍDEO E O RELATO DO VEREADOR KENO DO LAGRADOURO.


CONHEÇA ABAIXO A BIOGRAFIA POLÍTICA DE PEDRO CAVALCANTE DA SILVA (PETRO DO MUNDO NOVO)



Aos 40 anos de idade, no ano de 1959, Petro resolve entrar na política, filiando-se ao partido da União Democrática Nacional (UDN), no qual conquistou sua primeira vitória política como vereador, sendo um dos mais votados, tomando posse em novembro de 1959. O prefeito eleito nesse ano foi o Sr. Rui Pedro Aquino.

Descendente da família portuguesa Cavalcante e Albuquerque, nasce aos 20 de julho de 1919, no Sítio Mata Cabra, em Petrolândia, o Pedro Cavalcante da Silva, popularmente conhecido como Sr. Petro, filho de André Pereira da Silva e Nila Cavalcante Albuquerque.

Em 1942, casa-se com Tereza Angelina de Carvalho e passa a residir no Sítio Mundo Novo. Dessa união, originou a família Cavalcante de Carvalho com o nascimento dos seus 15 filhos: Naná, Renilde, Zuza, Antônio, Paulo, Nila, André, Crenilde, Marlene, Francsico e Adolfo Cavalcante de Carvalho e os já falecidos Tezinho, Angelina, Geraldo e Celso Cavalcante de Carvalho.

Criou e sustentou a sua família como agricultor, pecuarista e comerciante. Era muito conhecido em toda região inclusive nas cidades de Arcoverde e Delmiro Gouveia onde realizava vários negócios de compra e venda de algodão, mamona e couro.

Embora tenha sido um homem simples, buscou sempre ensinar os principais valores da vida aos seus filhos como humildade, lealdade, honestidade e compromisso para com o próximo. Com a mãe, seus filhos aprenderam a ter vergonha, com o pai, aprenderam a ter palavra. Dizia que palavra dada era palavra empenhada!

Aos 40 anos de idade, no ano de 1959, Petro resolve entrar na política, filiando-se ao partido da União Democrática Nacional (UDN), no qual conquistou sua primeira vitória política como vereador, sendo um dos mais votados, tomando posse em novembro de 1959. O prefeito eleito nesse ano foi o Sr. Rui Pedro Aquino.

Nessa época vereador era um cargo não remunerado. Petro gostava de seu trabalho por ter o apoio da comunidade e por seguir uma ideologia igualitária, buscando o bem comum para o seu município.
Destarte, os anos se passam e, mais uma vez, Petro é eleito para representar a população petrolandense, agora no ano de 1968, pelo partido ARENA, antigo União Democrático Nacional, atual DEM.
Petro consegue continuar ajudando seus conterrâneos com o apoio do prefeito José Gomes de Avelar, mais conhecido como Zé Gominho.

Sua trajetória política foi baseada no carisma, cumplicidade partidária corroborada pelo seu comportamento sempre ético, adquirindo respeito e admiração de todos os que acreditavam na sua visão política.

Após dois mandatos, Petro decide se desligar da política e apresenta seu genro, Lourival Leal Rodolfo, mais conhecido como Lourinho, para ser o seu sucessor político na Câmara de Vereadores, sendo este eleito em 1972, juntamente com o prefeito José Araújo da Silva, popularmente chamado de Zé de Caboco.

Lourinho, foi vereador por seis mandatos consecutivos, de 1972 a 2000 tendo dois mandatos estendidos.
Em 2000, chega a vez de Lourinho também se afastar da política e, para dar continuidade ao trabalho, lança seu filho Luciano Leal como seu legatário, o qual foi eleito por dois mandatos seguidos em 2000 e 2004.

Luciano seguiu os passos do avô e do pai, dando continuando a mais de 40 anos de trajetória política familiar.

Atualmente, o único representante da família na política é seu neto, Isaac Cavalcante de Carvalho, que está no segundo mandato de prefeito da cidade baiana de Juazeiro.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.