Fotos: Lúcia Xavier Ramalho
Na manhã da última quinta-feira (29/08/25), foi realizada no Centro Cultural Hildebrando Menezes, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) promoveu a formação “Metodologias participativas de identificação, estudos e difusão de referências culturais”, voltada para o público de professores, gestores e interessados no tema, com grande participação também de estudantes, alunos da EREM de Jatobá, acompanhados pelo prof. Lucas José. A facilitação da formação foi conduzida pelos técnicos Jesus de Jesus, Fernando Montenegro e Rivaldo Casado (Mano Casado).
A formação faz parte da 2ª edição do projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco, que conta com a exposição instalada na Biblioteca Pública Municipal Gilberto Menezes, aberta ao público petrolandense até o dia 12 de setembro. O objetivo da formação é compartilhar orientações e promover metodologias participativas para identificar, pesquisar e proteger referências culturais. Essa ação atende à necessidade de expandir as iniciativas formativas, multiplicar parcerias e fortalecer os processos de identificação e proteção cultural, conectando a Fundarpe a experiências de Educação Patrimonial já existentes.
O projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco faz parte do conjunto de iniciativas que consolidam o decreto do Governo do Estado que instituiu o Programa de Educação Patrimonial da Fundarpe, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.
Após a formação, os participantes foram convidados a conhecer a exposição que tem como objetivoe ampliar o alcance das ações de identificação e proteção de referências culturais nas cidades, através da interiorização das políticas de preservação cultural do Estado.
Grupo de trabalho: Ednilson, Luana, Lúcia, Felipe (Inajá) e Rosário (Foto: Ednilson Barbosa)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.