25 novembro 2025

Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos pela PF

Heleno e Paulo Sergio são presos para cumprir pena por trama golpista - Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por Malu Gaspar e Rafael Moraes Moura — Brasília

Condenados no processo da trama golpista, os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira foram presos e levados nesta terça-feira (25) para o Comando Militar do Planalto, sediado em Brasília.

A prisão ocorre após esgotarem os prazos para que as defesas dos condenados do chamado "núcleo crucial" da trama golpista apresentassem seus embargos de declaração (uma espécie de recurso para esclarecer pontos e omissões de julgamentos).

Divulgação

Segundo um general ouvido pelo blog, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos irá cumprir a pena na Estação Rádio da Marinha, em Brasília. Esta é a primeira vez na história que generais e ex-comandantes são presos e condenados por decisão do Supremo por envolvimento em um golpe de Estado.

Ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro, Heleno foi condenado em setembro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 21 anos de prisão por envolvimento com a trama golpista. Ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, Paulo Sérgio pegou uma pena de 19 anos.

Heleno e Paulo Sérgio foram condenados por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Saúde financeira

A saúde financeira do ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos foi objeto de um dos diversos momentos insólitos protagonizados por seu advogado, Demóstenes Torres, durante a sustentação oral na etapa final do julgamento no Supremo, em setembro.

“Um dia bateu nas minhas portas o Almirante Garnier. Eu fiquei com pena dele. Porque é uma pessoa que vai inteirar agora 65 anos de idade, não tem recurso para pagar advogado. Fiz alguma coisa e disse ‘olha, não podemos fazer sem cobrar’. E ele não teve dinheiro para pagar”, relatou Demóstenes, sugerindo que estaria trabalhando sem cobrar para o almirante.

Reformado no último dia do governo Bolsonaro, recebe mensalmente uma aposentadoria de R$ 37 mil brutos mais bonificações.

Os proventos do ex-comandante da Marinha são similares ao de outro condenado da trama do golpe, Paulo Sérgio Nogueira, que chefiou o Exército entre 2021 e 2022, quando assumiu o Ministério da Defesa no governo Bolsonaro. Nogueira recebe R$ 36,8 mil brutos por mês.

Por Malu Gaspar e Rafael Moraes Moura — Brasília - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.