quinta-feira, janeiro 26, 2017

ProRural dará assistência técnica aos piscicultores do Sertão de Itaparica

Foto: Rossana Fonseca

O ProRural inicia em Petrolândia o primeiro projeto apoiado pelo Programa que garantirá assistência técnica para produtores familiares de Pernambuco. Além do aporte financeiro, assegurado pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, a Instituição quer garantir o acompanhamento e sustentabilidade dos projetos apoiados pelo Governo do Estado.

Ao todo, cerca de 180 piscicultores de 15 associações organizadas em redes produtivas nos municípios de Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia, Jatobá e Floresta serão beneficiados com serviços de assistência técnica, extensão pesqueira e aquícola (ATEPA) e capacitação de produtores no manejo da piscicultura em tanques-rede. Dentro da programação, o ProRural já realizou um diagnóstico das necessidades dos produtores da região e traçou cronograma de visitas que acontecerão duas vezes por mês em cada grupo, a partir de fevereiro.

Os participantes contarão com capacitações técnicas e de gestão por meio de cursos em associativismo e cooperativismo, gestão de empreendimentos associativos, gestão ambiental e comercialização da produção. Além disso, o projeto promoverá intercâmbios entre os produtores beneficiários e produtores de Unidades Produtivas já consolidadas de Piscicultura em tanques-rede, para troca de experiências e conhecimento.

Para o coordenador da Unidade de Gestão do ProRural em Petrolândia, Kleyton Souza, a importância de capacitar os produtores familiares no manejo e gestão em cultivo intensivo de peixes em tanques-rede, encontra-se na possibilidade de acesso ao conhecimento, mais oportunidade de trabalho e geração de renda. “A capacitação irá habilitar e qualificar para o desempenho da função de piscicultor, oferecendo habilidades básicas e específicas condizentes com as exigências desse mercado competitivo”, enfatiza.

Ainda segundo o técnico e responsável pela articulação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através do contrato com a Federação dos Círculos Operários (FECOPE), a atividade encontra-se em expansão e, nesse sentido, capacitar é um requisito indispensável para preparar os produtores de maneira sustentável e estimular a cadeia produtiva da piscicultura em Pernambuco.

Assessoria de Comunicação
ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário