terça-feira, junho 04, 2013

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho apura situação atual do Concurso para Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias

Desde a realização do Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias da Prefeitura Municipal de Petrolândia, cujas provas objetivas foram aplicadas em 29/07/12, chegam à Redação do Blog de Assis Ramalho mensagens e e-mails questionando os atrasos, paralisações do processo e descaso da Advise Consultoria & Planejamento Ltda, empresa contratada para organizar e realizar todo o processo seletivo, em prestar informações aos candidatos.

Os resultados preliminares das provas objetivas foram divulgados em 31/08/12, abrindo-se o prazo para os recursos dos candidatos. Em seguida, o processo estacionou por dois meses, sem nenhuma satisfação
da organizadora aos candidatos aprovados/classificados. Uma das informações prestadas pela Advise aos candidatos, por telefone, dava conta que os concursos realizados pela empresa, sediada em Guarabira,
no Sertão da Paraíba, estavam sendo analisados pelo Ministério Público e esse foi motivo do atraso no andamento do processo.

No dia 29/12/12, finalmente, nova etapa foi (ou deveria ter sido) iniciada, com a publicação do "Resultado das Provas Objetivas após Recursos" no site da Advise. O próximo passo, de acordo com o Edital,
seria a realização do Curso de Formação para Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

Porém, em 11/04/13, os candidatos foram surpreendidos pela Advise. Em vez de divulgar o aguardado edital de convocação para o Curso de Formação, publicou edital de convocação dos 76 candidatos melhor
classificados para o cargo de Agente de Endemias, com a finalidade de realizar novo "Exame de Títulos". Os títulos foram apresentados anteriormente pelos candidatos, no dia das provas objetivas (29/07/12). Como de praxe, a Advise não justificou em seu site nem no edital de convocação o motivo da reavaliação de títulos.

Após a reapresentação dos títulos pelos candidatos a Agentes de Endemias, a Advise recolocou uma pedra sobre o processo seletivo de Petrolândia. O site não é atualizado, nenhum esclarecimento ou justificativa são divulgados e os candidatos reclamam que não recebem informações da empresa organizadora do concurso.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho entrou em contato com a Secretaria de Saúde, órgão gestor do concurso, para obter possíveis esclarecimentos sobre o assunto. Gentilmente, a Secretária Municipal de Saúde, Rafaella Lucena, nos respondeu.

"Por incrível que pareça, nós (da gestão) temos a mesma dificuldade de comunicação, enfrentada pelos candidatos, em relação à empresa Advise. O andamento do concurso depende EXCLUSIVAMENTE dos responsáveis pela divulgação no site postarem os resultados da avaliação dos títulos e se reunirem com os capacitadores para fazer o cronograma das próximas etapas.

Há 15 dias não consigo nenhum contato com a empresa. Rafael, responsável pelo concurso de Petrolândia, a única pessoa que me informava algo, simplesmente não atende mais aos meus telefonemas, depois de inúmeros acordos descumpridos por parte da empresa. Inclusive, já reservamos o auditório do Centro Cultural três vezes para realização do treinamento e, como eles não divulgam nada no site, acabo desmarcando."

Esgotadas as tentativas de negociação amigável do processo, a intervenção do Setor Jurídico da Prefeitura Municipal exigirá o cumprimento do contrato pela Advise Consultoria & Planejamento.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho entrou em contato, por telefone, com a Advise Consultoria & Planejamento, recebendo a informação de que não há ainda uma data definida e que o assunto está em análise por diretor da empresa. Deixamos este espaço aberto à Advise para que apresente, se julgar necessário, suas considerações. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário