sexta-feira, dezembro 28, 2012

Exclusivo: Falta d'agua em Petrolândia não tem nada a ver com a seca do rio, como disse a Compesa

Parede da ''boca de lobo'' quebrada. 
Nada a ver com o problema da falta de água em Petrolândia.
Mergulhadores Ítalo Leite e Samyr. Fundamentais para o possível descobrimento do problema. Descobriram até uma ''boca de lobo''
que a Compesa de Petrolândia desconhecia existir  
Ítalo Leite
Fotos: Assis Ramalho

Na manhã de quarta-feira(26) a cidade de Petrolândia, no sertão de Itaparica, foi surpreendida por suspensão imprevista no abastecimento de água. A situação não foi esclarecida nem normalizada ao longo de mais de 24 horas, provocando indignação dos usuários dos serviços da Compesa - Companhia Pernambucana de Saneamento.

Na manhã desta quinta-feira (27), a reportagem do Blog de Assis Ramalho, procurando esclarecer aos nossos leitores o motivo da falta de água na cidade, visitou o escritório da Compesa em Petrolândia.

Na oportunidade, o senhor Ivanildo, funcionário da empresa, afirmou que a falta de água deveu-se  à baixa no nível das águas do rio São Francisco. Segundo ele, a ETA-Petrolândia tem dois dutos de alimentação (bocas-de-lobo). Com a seca do rio, um desses canais já não estava mais captando água há alguns dias e o segundo duto teria deixado de puxar água na manhã de ontem.

Horas depois, Ivanildo entrou em contato com a nossa reportagem para afirmar que o abastecimento de água para a cidade, começaria a se normalizar a partir das 13 horas de hoje, com um potencial de distribuição de 70%.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho, não convencida com a explicação da Compesa para a suspensão do abastecimento de água da cidade, resolveu ir a captação da ETA averiguar durante toda a tarde desta quinta-feira, mais profundamente o acontecido.

Em conversa com Luiz Novaes, conhecido como Lula, ele afirmou à nossa reportagem que trabalha trasportando água em carro pipa há 15 anos, abastecendo o veículo na ETA da Serrota, e que não acreditava que o motivo da falta de água na cidade fosse pelo fato da baixa (do volume) do rio. "Durante todo esse tempo em que eu trabalho aqui, já vi esse rio mais seco, e nunca aconteceu esse problema. Portanto, pela minha experiência, eu posso afirmar a você, Assis, que o problema é outro", disse Lula.

A hipótese de Lula foi confirmada quando Ítalo Leite e Samyr, mergulhadores, foram chamados para  verificar se existia sujeira obstruindo a manilha que leva a água até a boca de lobo (canal de alimentação da ETA), mostrada na matéria publicada na manhã de hoje neste blog. Para surpresa de todos, inclusive dos funcionários da Compesa, foi descoberto que existia uma outra boca de lobo, mais profunda, e que tudo estava funcionando normalmente. Portanto baixa do nível das águas do rio, de fato, não influenciaram na falta de água, conforme antecipou o pipeiro a nossa reportagem.

Procuramos explicação ao servidor da Compesa Ivanildo para a existência daquela boca de lobo, descoberta pelos mergulhadores, e a resposta foi surpreendente. "Realmente ninguém da Compesa de Petrolândia tinha conhecimento desta boca de lobo nas profundidades do rio. A captação de água aqui não tem nenhum acompanhamento por parte da empresa. Tudo é automatizado. Portanto ninguém sabe de nada, sequer a gente tem um mapa da captação", disse.

Sendo assim, procuramos saber por que a parede da boca de lobo (foto postada no Blog, na matéria anterior) foi quebrada pelos funcionários, enviados da Regional-Serra Talhada para Petrolândia, se  não havia nenhuma necessidade de realizar o procedimento. A resposta é, mais uma vez, surpreendente. Disse Ivanildo: "Eles vieram aqui de manhã, na captação, para resolver o problema, e como não tinha ninguém para orientá-los, eles acharam que iriam resolver quebrando a parede da boca de lobo para que a água chegasse à captação".

No início da noite, Ítalo fez um novo mergulho, desta vez no poço de captação. Descobriu que existe muita sujeira obstruindo a passagem da água, e que ali pode estar o problema que, para a Compesa, se devia à baixa do volume de águas do rio São Francisco.

"Neste mergulho eu consegui retirar uma porção de lodo e sujeira, que eu acho que talvez já possa dar uma melhorada na passagem da água. Mas, como já está tarde, amanhã voltaremos para dar continuidade aos trabalhos", afirmou Ítalo Leite.

Ivanildo, que estava acompanhado os trabalhos, afirmou à nossa reportagem que entrou em contato com o diretor da Compesa, Regional de Serra Talhada, e que ele prometeu enviar um mecânico especializado nesta sexta-feira (28).

O trabalho de manutenção corretiva das tubulações da Compesa é de competência da própria concessionária do serviço público. No entanto, em virtude do grande transtorno causado à população de Petrolândia pela suspensão do fornecimento de água, sempre que é necessário e possível, a administração do município auxilia para a rápida solução do problema. Assim sendo, o prefeito Lourival Simões e o Secretário de Infraestrutura, Paulo Lucena, visitaram a ETA-Petrolândia, durante esta tarde, para verificar e acompanhar o andamento dos serviços dando todo o apoio possível através dos serviços de funcionários da prefeitura.

Para ver todas as fotos, clique no atalho abaixo.
Clique>https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5826775024491335089

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

2 comentários:

  1. Parabéns Ítalo, Samyr e Assis, isso sim é trabalho conjunto com vontade de resolver!
    Seu blog, Assis, é de importância vital pra fazer as coisas acontecerem, além de nos manter informados. Parabéns mais uma vez!
    Quanto á COMPESA... que horror! Essa centralização em Serra Talhada só nos prejudica.Querem resolver as coisas à distância, sem nem conhecer o funcionamento básico da nossa Estação de Água.É demais!!!
    Não podemos cobrar muito do pessoal do escritório daqui. Afinal eles não são técnicos. Cuidam apenas da parte administrativa. O papel deles é de informar aos técnicos a dificuldade de abastecimento.O problema está na qualidade desse atendimento do pessoal de Serra Talhada.Como bem ficou demonstrado agora nesse episódio.
    Sugiro que essa matéria seja encaminhada à Câmara de Vereadores, como prova do descaso da COMPESA para com a população de Petrolândia, para que possam denunciar e desenvolver gestões junto ao governo Estadual no sentido de disponibilizar acompanhamento técnico local permanente. Afinal pagamos nossa conta e não é justo que a própria comunidade (pessoas como Ítalo e Samyr) tenha que fazer o trabalho que é da COMPESA se quiser ter água nas torneiras.


    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PAULA ESTAREMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO SEMPRE QUE PRECISAREM

    ResponderExcluir