segunda-feira, dezembro 10, 2012

Paulo Afonso Esportes: Gilberto Qualhada, um pauloafonsino de coração

Reproduzimos, abaixo, matéria do site Paulo Afonso Esportes, canal dedicado ao esporte de Paulo Afonso e região, parceiro do Blog de Assis Ramalho. As fotos que ilustram a matéria trazem rostos familiares aos esportistas petrolandenses. Veteranos como Edísio, Eron, Ivaldo Vieira, Duda, Tico, Barrinha, Zé Maria, João Carlos, entre outros atletas que marcaram época no futebol da região. Veja a matéria.

Nascido na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, no dia 24 de janeiro de 1950, eletricista da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso há 26 anos, divorciado, pai de 8 filhos (6 mulheres e 2 homens), Gilbertão é uma figura inestimável no meio desportivo de Paulo Afonso.

Começou sua carreira como jogador juvenil do Santa Cruz Futebol Clube de Pernambuco. Pouco tempo depois foi para o profissional, tendo passagens pelo Comercial de Serra Talhada e União Peixe de Pesqueira.

Em meados dos anos setenta, Gilberto veio visitar uma tia que morava em Paulo Afonso. Logo procurou saber onde ficava o estádio de futebol. Chegando ao Campo da LDPA, hoje Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira, estava ocorrendo o treino do Santos e Gilberto pediu para participar, no que foi prontamente atendido. Só que Gilbertão passou 20 minutos se aquecendo e todos achavam que ele era doido. Mas quando entrou em campo, arrebentou e fez 3 belos gols, e todos queriam saber quem era aquele jovem.

Além do Santos, jogou no Copa, Caveira, Redenção, Olímpico, Juventus e Mendes Júnior. Jogou também na cidade de Delmiro Gouveia (AL), sendo inclusive campeão por 5 vezes consecutivas pelo Agro. Saiu do Agro para o Infante, através de um pedido de Divanir, irmão de Mel. Encerrou sua carreira no Jardim Bahia, em 1990.

Gilbertão disse que o "melhor jogador que eu já vi jogar foi Duda, nunca vi outro igual".

Hoje, com 62 anos, esse pauloafonsino de coração bate seu "baba" aos domingos no SPOM, do qual é sócio há 10 anos.

Para ver a matéria e mais fotos no site do Paulo Afonso Esportes, clique no atalho abaixo:
Clique>Gilberto Qualhada, um pauloafonsino de coração (com fotos)

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Paulo Afonso Esportes

Um comentário:

  1. Desde já o agradecimento do Site Paulo Afonso Esportes ao amigo Assis Ramalho por ter publicado esssa matéria, com só fortalecemos nossa parceria e o Esporte da região! Muito Obrigado! www.pauloafonsoesportes.webnode.pt

    ResponderExcluir