14 setembro 2025

PRODETER BNB da Agroecologia promove Dia de Campo em Orobó (PE)


O PRODETER BNB da Agroecologia realizou, no dia 4 de setembro, um Dia de Campo no Sítio Olho D’Água Seco, em Orobó (PE). O evento teve como objetivo difundir inovações no preparo do solo e apresentar a tecnologia social do fogão agroecológico, reunindo agricultores e agricultoras familiares da região.

A atividade contou com a facilitação de Moisés Canto, técnico em agroecologia da Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicas de Bom Jardim (Agroflor), e com o apoio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e da Comunidade Semeando o Futuro (COMSEF).

Na primeira etapa, foram demonstradas técnicas de preparo e nutrição do solo para cultivos futuros, utilizando equipamentos mecanizados como serra elétrica e roçadeira. Segundo os organizadores, o uso responsável dessas ferramentas contribui para enfrentar problemas como a escassez de mão de obra no campo, oferecendo alternativas ao trabalho exclusivamente manual, tradicionalmente realizado com machado, serrote, cavador, foice e tesouras de poda.


O segundo momento foi dedicado ao fogão agroecológico, tecnologia implantada pelo Centro Sabiá. Diferente dos fogões à lenha convencionais, o modelo apresentado possui chaminé, forno acoplado e maior eficiência energética. Além de reduzir a emissão de fumaça dentro das casas — beneficiando a saúde das famílias —, o fogão permite o uso de lenha secundária, como gravetos, podas, sabugos de milho e cascas de árvore, diminuindo o desmatamento da Caatinga.

Para Patrícia Bezerra, agente econômica do PRODETER , a iniciativa mostrou como a mecanização sustentável pode facilitar o trabalho da agricultura familiar. Ela também destacou que o fogão agroecológico incentiva o protagonismo das mulheres rurais, reduzindo custos domésticos e contribuindo para o aumento da renda.


Já Gernardes Andrade, agente de desenvolvimento no Agreste Setentrional, ressaltou que encontros como este são fundamentais para sensibilizar agricultores sobre os benefícios de práticas agroecológicas. “O fogão agroecológico agrega valor econômico, melhora a saúde das famílias e contribui para a preservação ambiental”, afirmou.

O PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial) é uma estratégia do Banco do Nordeste voltada para o fortalecimento de atividades produtivas e para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/Gernardes Andrade/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.