sábado, março 07, 2015

Petrolândia: Walid Queiroz, professor de Muay Thai da Academia C2 Fitness, fala ao Blog sobre a "arte livre"


Professor Walid Queiroz em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

As artes marciais têm sido bastante procuradas por homens e mulheres nas academias espalhadas por boa parte do Brasil, inclusive em Petrolândia, e algumas modalidades têm ganhado destaque. O Muay Thai (traduzido do tailandês para o português significa "arte livre") é um exemplo. Inventada pelos tailandeses como prática de defesa, é uma luta em que todos os golpes tem o objetivo de terminar com o duelo.

Em atendimento aos pedidos de alunos, a Academia C2 Fitness de Petrolândia fez parceria com o professor de Muay Thai Walid Queiroz, também faixa preta em Jiu Jitsu. Residente em Paulo Afonso (BA), ele iniciou os treinamentos nessa sexta-feira (06), oportunidade em que conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho acerca da arte marcial.

Segundo o professor Walid Queiroz, o muay thai é uma das artes marciais mais antigas de que se tem notícia. Sua origem está intimamente ligada à Tailândia, onde a história dessa arte faz parte da história do país. O muay thai é tão popular nesse país que é considerado o “futebol” dos tailandeses.

Acompanhe a baixo na íntegra a entrevista do professor Walid Queiroz, concedida com exclusividade ao Blog de Assis Ramalho;

Professor, inicialmente gostaria que fizesse um resumo de como vai ser o seu trabalho aqui na Academia C2. Já vai começar hoje (sexta-feira, 6 de março)?

Prof. Walid Queiroz:  A partir de hoje (06 de março) nós estamos dando início na Academia C2, aqui em Petrolândia, aos trabalhos para os iniciantes ou para quem já é praticante do muay thai. Na verdade o muay thai hoje é muito famoso, até porque a própria mídia está divulgando, a exemplo do Malhação (programa da TV Globo), onde grandes atores famosos estão fazendo esse esporte que é maravilhoso de se fazer. Então, estamos começando hoje, aqui na Academia C2, e eu tenho certeza que essa parceria com a C2 vai ser uma parceria que vai durar muito tempo. Numa academia que tem uma estrutura como essa, não poderia faltar um esporte tão importante como o muay thai, que é um esporte com origem na Tailândia.

Assis Ramalho: O professor já chegou a competir profissionalmente o muay thai em competições oficiais?

Prof. Walid Queiroz: Sim, já competi profissionalmente em parte deste Brasil. Eu comecei no muay thai em 2001, em Joinville, em Santa Catarina. Logo de início, com aproximadamente dois meses de treino, eu já comecei a competir. Primeiramente, eu comecei competindo em lutas amadoras e depois de uma grande sequência de lutas, eu fui para o MMA, que na época era conhecido como Vale Tudo, que era uma luta muito violenta.

Assis Ramalho: Chegou a participar de competições fora do Brasil?

Prof. Walid Queiroz:  Não, eu não tive essa oportunidade de competir fora do país, porque no meu tempo as coisas eram muito difíceis, não era fácil como hoje. Hoje, os jovens que querem praticar o muay thai têm uma grande facilidade de ter aulas com grandes professores, ao contrário do meu tempo.

Assis Ramalho: Você nasceu em qual Estado?

Prof. Walid Queiroz: Eu sou pernambucano, de Custódia, mas em 1997 eu fui para Paulo Afonso (BA), e chegando lá eu comecei a treinar jiu jitsu. Através do jiu jitsu, eu entrei para o muay thai. Em 2008 eu disputei o Campeonato Brasileiro de muay thai e fui vice-campeão, e a partir daquele ano eu construí uma carreira muito bonita, graças a Deus.
Assis Ramalho: Após encerrar a carreira profissionalmente, você passou a ser professor. Tem conseguido êxito na formação de bons profissionais?

Prof. Walid Queiroz:  Sim. Como professor já tive o prazer de formar campeão brasileiro de muay thai, campeão baiano, enfim, eu já consegui, graças a Deus, uma boa formação de atletas e também de professores.

Assis Ramalho: E agora, a sua missão é formar atletas aqui em Petrolândia, na Academia C2, não é verdade?

Prof. Walid Queiroz; Com certeza, agora é a vez de Petrolândia. E eu quero dizer que em breve eu vou trazer um evento para Petrolândia, com a participação de atletas de outras cidades, através dessa parceria que formamos com a Academia C2.

Assis Ramalho: Para os atletas de Petrolândia, que estão começando os seus trabalhos hoje, quais os primeiros procedimentos a serem passados para eles?

Prof. Walid Queiroz: É por etapas. Eles vão passar por procedimentos iniciais como, por exemplo, ganho de massa muscular e cuidar do preparo fisico, procurando queimar as gordurinhas para conseguir uma boa condição fisica e, a partir daí, estar preparado para entrar em uma competição.

Assis Ramalho; Além de professor de muay thai, você também é faixa-preta de jiu jitsu. Qual a deferença do muay thai para o jiu jitsu? São esportes parecidos?

Prof. Walid Queiroz:  Não. São esportes totalmente diferentes. O muaythai é uma luta totalmente em pé, como o boxe tailandês que é de chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, caneladas. Enfim, você chuta, bate com a mão, com o cotovelo e é por isso que foi dado o nome da "arte dos oitos punhos". Já o jiu jitsu é totalmente diferente. É uma luta de solo, onde os atletas usam o quimono e os treinos e a luta são feitas no tatame. Portanto é uma luta totalmente diferente do muay thai.

Assis Ramalho: Qual a mensagem que você poderia deixar para esses jovens que vão iniciar os trabalhos hoje e, principalmente, para aqueles que ainda não se decidiram em vir praticar o muay thai, por achar que é um esporte violento, o que talvez não seja da maneira que pensam.

Prof. Walid Queiroz; Olha, é muito bacana essa sua colocação, porque é o seguinte: o muay thai não é um esporte violento. Tanto o muay thai quanto o jiu jitsu são esportes para jovens que querem ganhar uma força física, adquirir autoconfiança e autocontrole. Portanto, não são esportes violentos. Toda arte marcial tem um processo no qual você é iniciante, intermediário ou avançado. Portanto, nós começamos pelo nível de iniciante e intermediário, e o avançado é algo que vai levar um bom tempo. A questão de começar a praticar a luta, também é uma questão que leva tempo, até mesmo dentro da academia. Não adianta algum aluno chegar aqui, fazer uma, duas aulas e já querer sair pelas ruas achando que é um lutador de muay thai, que não é. Quem pensa assim, está totalmente enganado, porque o meu trabalho é um trabalho sério, trabalho com uma equipe séria, estamos há mais de dez anos no mercado, então eu não pretendo ter alunos assim na minha equipe.

O Blog de Assis Ramalho deseja bastante sucesso a você e aos alunos e torce pela sua parceiria com a Academia C2. 

Prof. Walid Queiroz: Eu agradeço a você, Assis Ramalho, por vir aqui na academia me entrevistar, para que eu pudesse esclarecer os detalhes do muay thai e do jiu jitsu. Portanto, eu peço aos jovens que venham praticar o muay thai e o jiu jitsu, que é muito bacana.

Ver mais fotos, clique>Academia C2 Fitness: Walid Queiroz, instrutor de Muay Thai

Saiba mais sobre o Muay Thai


As raízes do Muay Thai na Tailândia são ainda tão fortes que, pelo mundo todo, a arte é também conhecida como thai boxing e, aqui no Brasil, como boxe tailandês. Mas o muay thai vai muito além dos golpes de boxe - a arte é famosa por utilizar o que os praticantes chamam de “as oito armas”, que incluem os dois pés, os dois joelhos, os dois cotovelos e os dois punhos.

Por tratar-se de uma arte marcial que envolve um alto gasto calórico e proporciona um excelente condicionamento físico, o muay thai vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente em academias de ginástica. A luta (esportiva) acontece em ringues e os atletas utilizam luvas de boxe.

O muay thai possui muitas peculiaridades. Uma delas é o famoso calejamento das canelas. Isso mesmo, um bom lutador de muay thai deve procurar “calejar” as suas canelas, já que elas servem tanto para aplicar um golpe (chute de canela) ou para a defesa – dizem os praticantes que dói muito menos bloquear um chute com a sua própria canela do que ser acertado na coxa. Para isso, existem técnicas de “calejamento” que incluem chutes em pneus, esfregar garrafas nas canelas e por último, quebrar tacos de beisebol e cabos de vassoura com a canela. Ui! Mas no muay thai – isso faz parte.

Outra importante característica do muay thai é o acompanhamento musical (ram muay), além do ritual executado pelos lutadores antes do início da luta. Em competições oficiais, a luta é acompanhada por uma orquestra de tambores e flautas que seguem, geralmente, até o segundo ou o terceiro round.

Um dos pontos fracos da grande maioria de lutadores de muay thai é não estar preparado para a luta no chão. Por isso, muitos deles treinam também o jiu-jitsu, com o intuito de aprimorar as técnicas de chão. (Fonte: Google)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário