sexta-feira, novembro 22, 2013

Tacaratu: Secretaria de Saúde promove ações do 'Novembro Azul' em parceria com a Cortez Engenharia


A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu realizou no mês passado a campanha “Outubro Rosa”, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, com o objetivo de esclarecer a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da realização de exames periódicos, principalmente a mamografia. Agora é a vez do “Novembro Azul”, cujo objetivo é estimular os homens acima de 40 anos a realizar periodicamente o exame de próstata.

Na quarta-feira passada (21), representantes da Cortez Engenharia se reuniram com a equipe de saúde do município para promoverem ações direcionadas a Prevenção de Câncer de Próstata da campanha “Novembro Azul”, em conjunto com a campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A empresa foi convidada a aderir às ações porque a maioria de seus colaboradores é do sexo masculino.

O coordenador do Programa de Saúde do Homem Municipal, Pedro Roberto Viana, explicou a campanha e comentou a respeito da importância de parcerias como esta para o sucesso dos eventos. “A empresa foi convidada a participar da campanha devido ao número expressivo de homens inseridos em seus quadros de pessoal. Inclusive, foi realizado e executado o planejamento de diversas ações, dentre elas palestras, realização de testes rápidos de HIV e Sífilis, vacinação, sensibilização dos funcionários com relação à coleta de sangue para o exame de PSA dos funcionários, além de atendimento aos trabalhadores em horários alternativos. Mediante tais ações, atingiremos nosso público alvo que são os homens”, afirmou.

Diversas atividades estão previstas para serem efetivadas durante todo o mês, como a confecção de faixas e panfletos alusivos à campanha, sensibilização dos usuários das Unidades de Saúde Públicas que estão no grupo de risco para a realização do exame PSA, parceria com empresas para a organização de palestras, reuniões com funcionários visando à conscientização sobre a detecção precoce do câncer e o aumento de cotas disponíveis para exames nas Unidades de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Rafaely Delgado, comentou sobre a importância da conscientização. “Gostaria de convidar todos os homens acima de 40 anos para aderirem a esta campanha que é muito importante para a prevenção de doenças. Espero que, com essas ações, possamos alertar a todos sobre os riscos e conscientizar a população sobre o quanto é importante realizar com periodicidade esses exames”, concluiu.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele; por isso a preocupação da Secretaria de Saúde em ministrar campanhas com a finalidade de incentivar e conscientizar a população sobre a importância de se prevenir.


Informações e fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário