segunda-feira, março 14, 2016

No dia da poesia, a cultura brasileira em rima e verso para os pequenos


Educando de forma divertida: Realizadora da Cia Palavras Andarilhas e coordenadora das Noites de Histórias, Lenice Gomes lança livro instrutivo

Autora de mais de 30 livros, a pernambucana Lenice Gomes lança Brincadeiras de A a Z, livro que descreve brincadeiras da cultura brasileira. A obra chega em forma de poemas e percorre todo o alfabeto, destacando, em cada letra, brincadeiras, cantigas, parlendas e trava-línguas.

Voltado para os pais e educadores, o livro faz um resgate de diversas brincadeiras infantis, que não fazem parte do cotidiano das crianças de hoje em dia, que estão rodeadas pela tecnologia.

A maioria das brincadeiras citadas na obra é da cultura popular brasileira, sendo uma delas a brincadeira do Zimbabué, como o leitor pode conferir na página 25:

“Kudoda
Kiria saiu descalça
pela calçada comprida.
Ir longe assim
só pra brincar
o jogo da Kudoda
que anunciou
o senhor Kapowu.
Logo ele,
africano do Zimbabue
Kiria joga, joga
pra todo mundo ver.
As vinte pedrinhas
voam leves e soltas
no meio da roda.
Kiááááááááááááááá
GANHOOOUUU
- Ela, nós, vós, eles...
- gritou Kia, colega de Kiria
pro senhor Kapowu
A calçada sorria de ponta a ponta!”


Ensinando as crianças sobre nossas raízes, Brincadeiras de A a Z é mais uma publicação diferenciada da Editora Mundo Mirim, e mostra de forma bem-humorada a descoberta de brincadeiras e tradições do Brasil.
Veja a brincadeira que a autora fez com a letra A:

“Amarelinha
Amélia, em Araxá,
abraçou Amara na amarelinha
num amarelo abril.
Anália se alegrou toda
de azaleias!
Alexandre aplaudia
e Anália acenava
no céu da amarelinha.” Pág.05

A criança se entretém e aprende um pouco mais sobre a própria cultura. A obra diverte ao mesmo tempo que educa. No final de cada poema, textos explicativos dão instruções sobre cada uma das brincadeiras. Confira o texto sobre a Amarelinha:

“Sobre um traçado no chão dividido em dez quadrados – alternando em “casas” isoladas ou colocadas lado a lado, em duplas -, a criança joga uma pedrinha, começando pelo número 1...”

Os traços das ilustrações representam esses tipos de brincadeiras populares. Os desenhos feitos pela ilustradora Claudia Cascareli em papel de fibra de bambu e tinta guache são cheios de cores, o que remete a brasilidade.

Brincadeiras de A a Z é uma maneira divertida de descobrir novas atividades.

Sobre a autora Lenice Gomes: Pernambucana, escritora, contadora de histórias e educadora. É autora de mais de 30 livros para crianças e jovens. Alguns de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). É especialista em Literatura infantil e juvenil, realizadora da Cia Palavras Andarilhas e coordenadora das Noites de Histórias. Tem realizado oficinas, cursos e palestras pelo Brasil.

Sobre a ilustradora Claudia Cascarelli: Paulistana, nascida na primavera de 1968, mestra em Artes Visuais e graduada em Educação Artística com habilitação em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp. É ilustradora de livros infantis e professora de arte. Para ilustrar o texto “Brincadeiras de A a Z”, usou papel de fibra de bambu para desenhar e para pintar usou pincés de vários tamanhos e tinta guache.

Sobre a Editora: A Mundo Mirim é uma Editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário