quarta-feira, junho 21, 2017

Petrolândia: Arraiá dos Amigos reúne grande público para celebrar cultura e alegria das festas juninas









Na noite do último sábado, 17 de junho, o Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, foi palco do 1º Arraiá dos Amigos, festa junina que proporcionou forró de primeira qualidade, várias horas de entretenimento à comunidade e renda para os comerciantes que instalaram suas barracas no local. Muito bem organizada, inclusive com espaços de lazer para as crianças, a festa recebeu grande público, que prestigiou o evento no próprio município em vez de ir gastar seus reais na vizinha cidade de Jatobá, onde acontecia mais uma noite do Jatoforró. 

Por precaução diante da possibilidade de chuva, o evento aconteceu sob tendas, com poucas áreas descobertas dentro do arraial. A decoração foi simples e prática, apenas as tradicionais bandeirolas, balões e palhas de coqueiro, para dar o clima junino sem colocar obstáculos para a movimentação do público. A abertura da festa foi animada por Kinho & Forró Pé de Serra, com sucessos novos e antigos do repertório forrozeiro. Na sequência, Dido e Bagaceira da Roça deram continuidade ao forró, para alegria dos casais que aproveitavam qualquer lugar disponível para dançar. O local ficou lotado, com gente de todos os cantos de Petrolândia e de todas as posições políticas, pois o momento era de prestigiar um bom forró, uma boa festa.

Ao som do forró, casais e pares (o forró de verdade não tem preconceito, aceita dança de duas mulheres) levantaram poeira e pingaram suor no terreiro, cada qual no seu estilo, no seu jeito de dançar, porque o legítimo forró é democrático: cada casal segue o ritmo como quer, como sabe ou como aguenta dançar. Foi bonito, se não comovente, apreciar o forró apresentado por idosos, pessoas maduras e jovens, simultaneamente, cada um no seu jeito de sentir o forró. A festa não teve apresentações culturais, mas permitiu a manifestação cultural coletiva do povo em torno da tradição nordestina, sertaneja do forró.

Além de colaborar com patrocínio, vários apoiadores do Arraiá dos Amigos compareceram à festa. Verônica Delgado, acompanhada pela família e amigos da empresa, Dr. Amiltom Viana (Policlínica de Petrolândia) e Ailtom Viana (Viana Construcampo e Viana Irrigação), Geraldo Severo (Posto Papai Noel), Alessandro Leal (Casa Lealdade), presidente da Câmara de Vereadores, Delano, e o colega vereador Dedé de França, entre outros. O ex-vereador Rogério Novaes também compareceu, após encontro de lideranças com o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), realizado na casa de Fabiano Jaques Marques. Por motivo de força maior, o deputado não participou do evento.

Quase à meia noite, chegaram ao evento os vereadores Zé Pezão, Jorge Viana e professor Evaldo. e ex-vereadores de Petrolândia, acompanhados pelo deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB). Rapidamente, no meio do pátio, conversamos com o parlamentar pernambucano e com o empresário Fabiano Jaques Marques, ex-vereador e membro da Comissão Organizadora do 1º Arraiá dos Amigos.

"Assis, é uma satisfação muito grande a gente ver essa beleza que o nosso Fabiano organizou com todo o seu grupo, com todos os seus amigos e parceiros para fazer o primeiro 'arraiá' dos amigos. Que coisa bela, que coisa linda, onde estamos vendo as pessoas alegres e festejando o São João. Eu quero dizer ao povo de Petrolândia que fico muito feliz em ter um amigo como Fabiano, que faz uma festa dessa recebendo as pessoas de forma muito carinhosa. Portanto, eu só tenho a dizer uma coisa: fico muito feliz em ser representante desta cidade lá na Câmara dos Deputados, em Brasília, e ter um amigo dos amigos, como é Fabiano Marques", declarou Zeca Cavalcanti.

''Quero dizer de minha satisfação de hoje estar aqui, realizando esse evento tão importante para a nossa população e, ainda mais, recebendo o meu amigo Zeca. Quando eu digo 'meu amigo Zeca' é porque, independentemente de posição política, ele é meu amigo e também é um sertanejo'', afirmou Fabiano.

O ex-vereador ainda afirmou que sua maior alegria era ver o brilho nos olhos dos comerciantes, que tiveram nesse evento uma oportunidade de obter renda no momento de crise que o município atravessa.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho também conversou com ambos os entrevistados sobre política. Esta matéria será publicada em breve.

A noite foi encerrada com charme e beleza da cantora Rayssa Bacellar, cuja apresentação não pudemos acompanhar, devido aos compromissos da manhã seguinte.

Parabéns à Comissão Organizadora, patrocinadores e participantes do 1º Arraiá dos Amigos em Petrolândia, iniciativa digna de elogios e de novas edições. 

Ver fotos
Álbum 1 (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier): 1º Arraiá dos Amigos em Petrolândia
Álbum 2 (Fotos: Organização do evento): 1º Arraiá dos Amigos em Petrolândia

Apoio cultural do 1º Arraiá dos Amigos em Petrolândia: Fabiano Jaques Marques, deputado estadual Rodrigo Novaes, deputado federal Zeca Cavalcanti, Rogério Novaes, Zé Pezão, Louro do Vidro, Jorge Viana e professor Evaldo. 

Patrocinadores: Consultório e Laboratório Jaques, Nutrideal, Central de Adubos, Estima Eventos, Lojas Eletroléo, Grupo Sanfrancisco Atacado e Distribuidora, Dikoko, Delgado Construções, Unipar (Leonardo), Cerveja Devassa, TDA Gráfica, Viana Construcampo, Dr. Cleobenysson Cruz Cardiologista, Purina (Org. Marquinhos), Magazine Paulinelly, Puff do Povão, Pousada do Nilson, Denes Películas, Temperos Bom Sabor (Fabiano Jaques), Super Mais Conveniência e Supermercado, Atenize Pousada e Empório, Casa Lealdade, Banca Confiança, Fazenda Santo Antônio (Org. Tonho Veio e família), J Afonso Agricultura, Transcione, Dr. Érico Herbert Ortopedista, Danilo Designer, Michele Modas, Policlínica de Petrolândia (Dr. Amiltom Viana), Austynn Locação e Serviços, Posto Rical/BR Mania, Dr. Paulo Alves Clínico Geral, Dr. Danilo Souza Urologista, Dr. Mário Advogado, José Gerson Prefeito de Tacaratu, Supermercado Rodolfo, O Mais Barato Supermercado (Org. Djalma Santos), Lojas Top 10, Hotel Pontal do Lago, Boutique Sanfrancisco (Org. Ângela Almeida), Bamba Tacaratu, Comercial do Gago, Agroshop Farmácia e Petshop (Org. Dr. Tony Ferraz), WS Serviços, Armarinho Tabira, Eletromóveis, Moura Lab, Real Utilidades e Presentes, Posto Papai Noel, Supermercado Louana, Delano Vereador, Dedé de França Vereador, Sandes Modas, Corujita Festeira, Churrascaria Come-se Bem, Mayara Nogueira, Dra. Cristiane Jaques, Dra. Alessandra Jaques, Dra. Patrícia Jaques, Comercial Cavalcante (Org. Amaury), Climagem (Dr. Antônio Marcos), Mercadinho da Fábrica, Cacau Show, Corpo Vestido, Farmácia Central, KRD Papelaria (Sr. Gilberto) e Governo de Pernambuco. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário