quarta-feira, agosto 29, 2018

CAIXA Cultural Recife oferece oficina de música para crianças e adolescentes surdos


“Vivências – Música é para sentir” terá 4 turmas com 30 vagas cada de 18 a 21 de setembro (Foto: Acervo pessoal/B)

A CAIXA Cultural Recife oferece, de 18 a 21 de setembro de 2018, a oficina gratuita “Vivências – Música é para sentir”, destinada a crianças e adolescentes surdos a partir dos 10 anos de idade. As atividades acontecerão das 14h às 17h, sendo uma turma por dia, com 30 vagas cada. O principal objetivo é levar música para o universo dos surdos, quebrando tabus e preconceitos e despertando o seu interesse em relação às sensações e possibilidades que este contato pode oferecer. Realizada pela Atelier Produtora, a iniciativa conta com patrocínio da CAIXA e está com as inscrições abertas pelo e-mail vivencias.musicaeparasentir@gmail.com, enviando o nome completo do participante e a idade.

Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil tem cerca de 9,7 milhões de pessoas surdas. Entre os surdos do país, cerca de 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. A oficina “Vivências – Música é para sentir” busca, principalmente, sensibilizar o público surdo para a percepção dos sons através do corpo, estimular a prática sonora e o seu contato no cotidiano, ampliar o campo de atuação do surdo dentro da área da percepção dos sons e criar público para o campo musical e para a experimentação sonora nas artes.


A oficina “Vivências – Música é para sentir” será ministrada pelo grupo Som da Pele, tendo à frente o professor Irton da Silva, também conhecido como Batman Griô. No primeiro momento, será exibido o filme “O resto é silêncio”, de Paulo Halm. A ideia é que crianças e adolescentes surdos discutam sobre as sensações que a música transmite para os ouvintes. Em seguida, a turma será dividida para a realização de dinâmicas de percussão corporal, explorando timbre e intensidade do som.

Após serem apresentados a noções de teoria musical, os participantes serão estimulados na prática a utilizar os sinais visuais que representam as figuras de tempo musical. Além disso, os participantes vão conhecer e utilizar o Metrônomo Visual, equipamento eletrônico desenvolvido pelo professor Irton da Silva, em que lâmpadas de cores e tamanhos diferentes auxiliam os exercícios. E para garantir que os participantes experimentem uma profunda imersão, a atividade contará com intérprete Coda (do inglês: child of deaf adult), que é uma ouvinte filha de pais surdos.

Incentivo à cultura:

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Recife oferece, desde 2012, uma programação diversificada, com opções gratuitas ou a preços populares, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço, situado em um prédio histórico na Praça do Marco Zero, conta com duas galerias, teatro, sala multimídia, salas de oficinas e tem 40 projetos previstos na programação de 2018.

Serviço:
Vivências – Música é para sentir
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 17h – uma turma por dia
Informações: (81) 3425-1915
Inscrições: gratuitas através do e-mail vivencias.musicaeparasentir@gmail.com (enviar nome completo e idade do participante)
Duração: 180 minutos
Classificação: 10 anos
Capacidade: 30 vagas para cada um dos quatro (04) dias; 120 vagas no total
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA

Feed Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário