quinta-feira, novembro 10, 2016

Presidente da Codevasf participa de homenagem a Osvaldo Coelho na Câmara dos Deputados

Foto: José Luiz Oliveira/Codevasf

A atuação do ex-deputado federal pernambucano Osvaldo Coelho para transformar a realidade do semiárido nordestino em um polo irrigado foi destacada pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, ao usar a tribuna da Câmara dos Deputados durante a sessão solene em homenagem póstuma ao ex-parlamentar, nesta quinta-feira (10), no Plenário Ulysses Guimarães. Além de ministros, senadores e deputados federais, o evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, morto em novembro de 2015.

Os trabalhos foram presididos pelo deputado federal Daniel Coelho. “O povo de Pernambuco sempre viu em Osvaldo Coelho um homem público de muito valor, compromissado, acima de tudo, com a melhoria do povo sertanejo. Ele pensava de forma ampla as questões relacionadas ao estado e ao Brasil, mas sempre manteve um estreito contato com a população do vale do São Francisco”, ressaltou o parlamentar em seu pronunciamento na abertura da sessão.

O trabalho de Osvaldo Coelho ao longo da sua trajetória política foi ilustrado em forma de vídeo com depoimento de diversas pessoas que conviveram com ele e reforçado por parlamentares e demais autoridades que usaram a tribuna para homenageá-lo. “Nós, representando a Codevasf, não poderíamos deixar de participar desta homenagem a esse homem, cidadão e político, que deixou um grande legado para o Nordeste”, ressaltou Kênia Marcelino em seu pronunciamento.

Em seu discurso, a presidente da Codevasf fez diversos comentários que reforçaram a importância de Osvaldo Coelho para o vale do São Francisco, principalmente como um dos grandes incentivadores do desenvolvimento da região como polo irrigado. “Graças a pessoas como Osvaldo Coelho que hoje o semiárido é uma região exportadora de frutas. E como ele, acreditamos que a produção irrigada é promotora de desenvolvimento”, frisou.

Entre diversas ações, o ex-deputado federal participou ativamente das articulações para a conclusão das obras de implantação pela Codevasf do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em 1984, em Petrolina; conseguiu recursos para implantação da infraestrutura do Projeto Pontal Sul, também em Petrolina, hoje com 98% das obras concluídas; foi o principal articulador para a implantação pela Codevasf da Área Maria Tereza, adicional ao Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, inaugurada em 1997. Ele também atuou na implantação da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Além da presidente da Codevasf, o evento contou também com a presença dos diretores da Área de Empreendimentos de Irrigação, Luis Napoleão Casado; da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra; da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz; da gerente executiva da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Ionara Cruz; da chefe de Gabinete, Lucianita Dayrell, os superintendentes regionais da Codevasf, em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, e em Juazeiro, Misael Aguilar, e assessores e técnicos da Companhia.

Osvaldo Coelho

Osvaldo Coelho faleceu no dia 1º de novembro de 2015, aos 84 anos, na casa em que residia em Recife, vítima de um ataque cardíaco. Ele dedicou 44 anos da sua vida à política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados Federais. Ele ainda foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário