sábado, agosto 25, 2018

PepsiCo anuncia parceria com Sebrae para capacitação de produtores de coco verde em Petrolina e Juazeiro

Fornecedores da marca KERO COCO® em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) receberão treinamentos e consultorias voltados a inovação, tecnologia e gestão

A PepsiCo anuncia uma nova iniciativa para capacitação profissional dos produtores de coco verde em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que fornecem matéria-prima para as fábricas de KERO COCO®. A companhia une forças com o Sebrae (BA) e Sebrae (PE) para oferecer treinamentos e consultorias nas áreas de inovação, tecnologia e gestão, todos visando ao fomento de uma produção agrícola mais sustentável. A iniciativa faz parte do programa global Sustainable Farming Program (SFP), que, no Brasil, por meio do programa Agro Coco, apoia a agricultura local oferecendo recursos, orientação e apoio para atender aos padrões social, econômico e ambiental da companhia.

Marcelo Zanetti, diretor de Agro da PepsiCo, acredita que, atualmente, o maior desafio da cultura de coco verde é crescer de forma sustentável. “Queremos incentivar todos os elos da nossa cadeia de produção a usar cada vez mais tecnologia em suas atividades e, para isso, estamos investindo em iniciativas de treinamento como esta parceria com o Sebrae, uma instituição que tem os recursos e conhecimentos necessários para nos ajudar a atingir nossos objetivos.”

Em Petrolina, o Sebrae (PE) vai beneficiar os 71 produtores parceiros da PepsiCo, que receberão 3,6 mil horas de consultoria até janeiro de 2019. A entidade de apoio às pequenas e médias empresas traçou um plano de capacitação customizado para a companhia que atende ao seu programa de agricultura sustentável. “A parte que contempla consultoria já está em andamento e a iniciativa nesta é direcionado às frentes técnica e de gestão”, explica Zanetti.

Os treinamentos de dividem entre três etapas/temas: otimização do sistema de irrigação (sustentabilidade), produtividade e legislação trabalhista. “Por meio do programa Sebraetec contribuiremos para uma maior sustentabilidade dos pequenos negócios rurais, por meio de inovações na área de produtividade e uso eficiente da água. A parceria com a PepsiCo facilita, ainda mais, o acesso dos produtores de coco verde a estas novas tecnologias”, explica o gestor do projeto pelo Sebrae em Petrolina, Brás Lomanto.

Já em Juazeiro, que fica na bacia do rio São Francisco, a iniciativa tem outra configuração. O Sebrae (BA) vai atuar junto ao Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), órgão ligado à Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB) - Centro de Excelência Fruticultura. São 25 produtores de coco verde atendidos na região, além de agricultores que atuam na produção de outras frutas, como manga e banana. “Vamos trabalhar na adequação do modelo de negócio sustentável incentivado pela PepsiCo, além disso vamos oferecer inovação e tecnologia. Vemos nessa parceria uma grande oportunidade de integração produtiva na busca pela sustentabilidade, não só do sistema produtivo que já é praticado pela PepsiCo e bastante avançado, mas também de todos os parceiros envolvidos”, explica o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Rafael Cointeiro.

A PepsiCo conta com aproximadamente 100 produtores de coco verde, fornecedores das fábricas de KERO COCO®, nos estados do Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Ceará. A participação destes produtores no programa Agro Coco é voluntária, e a companhia incentiva que eles façam parte da iniciativa para contribuir com a redução dos impactos ambientais e sociais, mantendo a viabilidade econômica nas fazendas. O programa inclui orientação sobre práticas sustentáveis e oferece recursos, treinamento e suporte para atender aos padrões social, econômico e ambiental de sustentabilidade da companhia.

In Press Porter Novelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário