quinta-feira, agosto 03, 2017

Aloo Telecom aumenta capacidade da malha óptica do Nordeste com soluções de rede da Corning

Objetivo da companhia é realizar a verdadeira inclusão digital levando conectividade a regiões que nunca antes tiveram acesso à internet de alta qualidade (Foto: Lúcia Xavier/BlogAR)

A Aloo Telecom, considerada uma das principais empresas do setor de telecomunicações do Nordeste, escolheu as soluções de fibra óptica, voz e dados da Corning Incorporated (NYSE:GLW) para apoiá-la no projeto de consolidação, a princípio nas capitais do Nordeste Brasileiro – região onde a Aloo já detém ampla infraestrutura.

Com 3 mil clientes corporativos nos setores público e privado, a companhia alagoana de fibra já cobre 14 estados brasileiros. Neste projeto, a Aloo realiza a aquisição de soluções de conectividade de rede passiva da Corning com o objetivo de atender a clientes corporativos.

A estrutura de rede de fibra óptica implantada pela Aloo Telecom oferece aos usuários transporte de dados com qualidade e eficiência via banda larga, VoIP (Voice over Internet Protocol - tecnologia que permite a transmissão de voz por IP) e o protocolo MPLS (Multiprotocol Label Switching – que viabiliza múltiplos serviços de rede sobre uma infraestrutura compartilhada).

“A decisão pela Corning foi baseada em depoimentos de nossos técnicos, que tinham experiência prévia com a segurança e a garantia de qualidade dos produtos. Somos um cliente da companhia há dois anos e nossa experiência com eles têm sido muito positiva”, conta Felipe Cansanção, CEO da Aloo Telecom.

Os dois primeiros contratos firmados com a Corning aconteceram em 2015 para projetos em Alagoas (Maceió e Arapiraca) e Sergipe (Aracajú) e incluíram a compra de soluções de distribuição como caixas de emenda e terminação, cabos drop e caixas ópticas pré-conectorizadas. Ao todo, a empresa implantou mais de mil portas de acesso que levaram conexão a hospitais, maternidades, prefeituras, escolas, delegacias, entre outros locais.

A capilaridade provocada pelo aumento do número de clientes exigiu planejamento diferenciado da rede, tornando necessária a alteração da topologia point-to-point (P2P) para point-to-multipoint (P2M). Essa decisão resultou na otimização do uso da infraestrutura de cabeamento, possibilitando tanto a maximização do alcance do serviço como a viabilização operacional.

“A Corning tem mais de um século de investimentos no mundo em pesquisa de novas tecnologias para continuar entregando ao mercado as soluções mais avançadas – e essa parceria com a Aloo Telecom nos mostra como nosso trabalho tem dado bons resultados aqui na América Latina, um mercado-chave para a empresa”, afirma Ricardo Claro, Diretor de Marketing para as Américas da Corning.

O mercado de provedores regionais é um nicho bastante importante. No Brasil, eles têm se destacado cada vez mais por levar a banda larga a mais regiões, muitas delas não consideradas, inicialmente, os principais alvos das grandes operadoras de Telecom. De acordo com dados da Anatel, em janeiro deste ano, os ISPs regionais (Internet Service Providers) foram responsáveis por cerca de 80% dos novos acessos fixos à internet no país, sendo que a categoria ativou 40% dos novos usuários registrados ao longo de 2016. Segundo a Corning, a tecnologia predominante entre os ISPs regionais atendidos pela companhia, em 2016, foi a FTTH/GPON.

Sobre a Corning Incorporated

A Corning é uma das líderes mundiais em materiais especiais de vidro e cerâmica. Com mais de 160 anos de conhecimento em ciência de materiais e engenharia de processos, a Corning cria e fabrica componentes-chave que capacitam sistemas de alta tecnologia para eletrônicos voltados para o consumidor final, telecomunicações, transporte e life sciences. O portfólio conta com substratos de vidro para televisores LCD, monitores para computador, celulares e laptops; substratos de cerâmica e filtros para sistemas de controle de emissão mobile; fibra e cabo ópticos, hardware e equipamentos para redes de telecomunicações; biossensores ópticos para pesquisa de remédios; e outras soluções de vidros especiais e ópticas avançadas. Site: www.corning.com

Sobre a Aloo Telecom

A Aloo Telecom é uma empresa regional de telecomunicações, referência no mercado pela qualidade e lucratividade em suas operações e pelo desenvolvimento do capital intelectual. A companhia é reconhecida no mercado pela ética, transparência e melhor infraestrutura de redes de dados convergentes do Nordeste. Desde o início de suas operações em julho de 2003, em Alagoas, vem se destacando no mercado pela satisfação dos mais de 3 mil clientes corporativos nos setores público e privado, que já cobrem 14 estados.

Para outras informações, acesse o site: www.aloo.com.br

Corning/Aloo Telecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário