terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cadastro para receber alertas por SMS da Defesa Civil começa amanhã em Santa Catarina

Projeto piloto com mensagens sobre possíveis desastres naturais contempla 20 cidades. Iniciativa será ampliada para todo o Brasil (Foto: Ed Ferreira/MI)

A partir desta quarta-feira (1º), os moradores de Santa Catarina poderão se cadastrar para receber por SMS alertas da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais. O projeto piloto atenderá inicialmente 20 municípios, selecionados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (veja lista abaixo). As notificações serão enviadas a partir do próximo dia 7.

Após a fase de testes, com duração de quatro meses, o serviço vai beneficiar todas as cidades do país. Os alertas por SMS são gratuitos e serão disponibilizados para todos os usuários cadastrados pelas operadoras de telecomunicação. O recebimento das mensagens é opcional.

Para receber as informações, o usuário precisa se cadastrar enviando o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local a ser monitorado para o número 40199. É possível registrar mais de um CEP. O usuário receberá então uma mensagem informando que o celular está apto a receber os alertas. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens.

Passo a passo:

1. Cadastro: para realizar o cadastro envie os CEPs de interesse para 40199.
2. Consulta: para consultar os CEPs cadastrados envie a palavra CONSULTAR para o número 40199.
3. Cancelamento: para cancelar o serviço envie CANCELAR e o CEP, sem espaços ou hífens, para 40199.

As cidades que fazem parte do projeto-piloto são: Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d'Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de Defesa Civil nos estados e municípios. As equipes locais estão orientadas a tirar dúvidas da população sobre o serviço.

Assessoria de Comunicação Social/Ministério da Integração Nacional

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