quinta-feira, março 17, 2016

Conferência Estadual LGBT reuniu público de todo o Estado

Representantes do RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão compareceram à III Conferência Estadual LGBT

Mais de 300 pessoas participaram, durante dois dias (11 e 12 de março), no Centro de Formação e Lazer – CFL, da III Conferência Estadual de dos Direitos da População LGBT de Pernambuco. O encontro que foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio de sua executiva de Segmentos Sociais/Coordenadoria LGBT e pelo Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, teve como tema “Por um Pernambuco livre da violência à população LGBT”. O evento, que contou com a presença do secretário Isaltino Nascimento, foi destinado à sociedade civil organizada e gestores públicos com o objetivo de construir políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A Conferência Estadual unificou as informações obtidas nas Conferências Regionais que ocorreram no final do mês de fevereiro nas cidades Palmares, Salgueiro e Caruaru. Na ocasião foram discutidos temas como educação, saúde, cultura, comunicação e segurança pública para a população LGBT, além de abordar políticas intersetoriais, pacto federativo e marcos jurídicos e normativos para o enfrentamento à violência. Outro ponto de destaque da Conferência foi a eleição de 36 delegados para a III Conferência Nacional LGBT,que acontece em abril deste ano.

Para o secretário Isaltino Nascimento, que participou da abertura do evento, o momento foi um marco de envolvimento de luta com relação à população LGBT. “Vimos aqui o engajamento de toda a população LGBT. Isso faz com que haja um crescimento do movimento e assim conseguimos expandir o nosso trabalho para os municípios que tenham o compromisso com a temática”. Ele ainda acrescentou que "a meta para este ano é a criação do Plano Estadual LGBT”.

O Plano Estadual LGBT, que será lançado no próximo mês de setembro, irá propiciar subsídios para a construção e implementação de políticas públicas voltadas à promoção e defesa dos direitos individuais e coletivos da população LGBT de Pernambuco.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário