quarta-feira, outubro 21, 2015

Para Miguel Coelho, crises política e econômica começam a afetar a educação do país

Deputado Miguel Coelho (Foto: Roberto Soares)

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) fez um duro discurso, nesta terça-feira (20), criticando os rumos da educação no país. O socialista considera que o agravamento das crises política e econômica já está interferindo de forma definitiva o planejamento em todos os setores do ensino no Brasil.

Dois efeitos apontados pelo deputado que já interferem diretamente na política educacional foram as mudanças no comando do Ministério e os cortes no orçamento deste ano e de 2016 para a área. “Criou-se uma projeção animadora para nossa educação e o Governo Federal até mudou seu slogan para Pátria Educadora. A realidade que se apresenta nos últimos meses, contudo, é totalmente contrária. Assusta constatarmos que já tivemos quatro ministros num período de apenas 10 meses.”

Na ótica do deputado, a distribuição de recursos entre união, estados e municípios também impede a evolução dos indicadores, principalmente, nas pequenas cidades do Brasil. “A velha história do pacto federativo se repete também aqui. Enquanto a União acumula um percentual enorme dos recursos, estados e principalmente os municípios tem orçamentos minguados. Prefeituras são reféns de fundos e não tem capacidade de investir na melhoria do ensino, na capacitação e pagamento digno aos professores”, ressaltou Miguel.

Por fim, o deputado lamentou que a falta de investimentos na educação possa comprometer as perspectivas de desenvolvimento do país . “Os especialistas na área de educação afirmam que quanto mais se investe no setor mais uma nação pode crescer. A verdade é que, infelizmente, depois de anos de desenvolvimento econômico e social, estamos deixando passar uma oportunidade preciosa de mudar o nosso país.”

Assessoria de Imprensa de Miguel Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário