quarta-feira, outubro 21, 2015

El Niño: Seca de intensidade excepcional no Sertão vai ser longa; APAC reforça previsão de falta de chuvas no início de 2016

Barragem de Itaparica (Foto: Lúcia Xavier)

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou nesta terça-feira (20), o relatório Análise das Condições Oceânicas Outubro/2015, de acompanhamento do El Niño, evento cíclico que está provocando a seca de intensidade excepcional no Sertão de Pernambuco, incluindo a região de Itaparica, como mostra o mapa abaixo. Todo o Estado vive situação de seca, em diferentes graus, situação que levou à renovação do estado de emergência, decretado pelo Governo de Pernambuco há poucos dias e as previsões de evolução do fenômeno são negativas para nossa região. 

De acordo com o documento publicado ontem, "o índice oceânico indica que a intensidade do fenômeno El Niño, no trimestre julho-agosto-setembro, ficou no limiar entre moderado a forte". Além disso, as previsões sobre o El Niño "indicam que praticamente não houve mudanças, em comparação com as condições apresentadas no boletim do mês de setembro, com respeito à permanência do fenômeno até o término do período chuvoso do Sertão Pernambucano e Agreste (semiárido) de 2016. Portanto, espera-se que a chuva nessas duas regiões fique abaixo da média para o período de janeiro a abril".  

Veja abaixo o relatório do Monitor de Secas do Nordeste (Mapa Validado Setembro/2015), com Pernambuco em destaque. 


Fonte: APAC/PE in: Monitor de Secas do Nordeste do Brasil Setembro/2015 - Montagem mapas: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Resumo de descrição dos mapas S0-S4: O Monitor de Secas possui uma legenda que identifica as áreas de secas classificadas pela intensidade, variando de S1 (seca menos intensa) até S4 (a mais intensa). S0 indica que são áreas com condições de umidade anormalmente baixa e estão secando e podem, possivelmente, virar áreas de secas.

C e L: Estas letras indicam como a seca e o déficit de umidade têm impactos sociais, ambientais ou econômicos ao longo do tempo:
C = Seca de Curto Prazo, normalmente atuando por 4 meses ou menos (ex. agricultura)
L = Seca de Longo Prazo, normalmente atuando por mais de 12 meses (ex. hidrológico e ecológico)

Classificação de Severidade da Seca
Categoria
Percentil
Descrição
Impactos Possíveis
S0
30 %til
Seca FracaEntrando em seca: veranico de curto prazo diminuindo plantio, crescimento de culturas ou pastagem. Saindo de seca: alguns déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas.
S1
20 %til
Seca Moderada
Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.
S2
10 %til
Seca Grave
Perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns; restrições de água impostas.
S3
5 %til
Seca Extrema
Grandes perdas de culturas / pastagem; escassez de água generalizada ou restrições
S4
2 %til
Seca Excepcional
Perdas de cultura / pastagem excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.
Estágios de seca, ou categorias, as quais definem a intensidade de seca no mapa do Monitor. Fonte: Adaptado do National Drought Mitigation Center, Lincoln, Nebraska, U.S.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Monitor de Secas do Nordeste e APAC/PE
Arte: Lúcia Xavier sobre Mapa da APAC/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário