quinta-feira, agosto 06, 2015

Waldemar Borges, líder do Governo na Alepe, comemora resultado do Enem

"Eduardo Campos tinha convicção que Pernambuco iria para as cabeceiras do ranking nacional também na educação. O que ele, e nenhum de nós, certamente imaginava é que essa notícia chegaria na semana que antecede seu aniversário de 50 anos, não estando ele mais entre nós", disse Borges (Foto: Assis Ramalho)

O líder do governo, deputado Waldemar Borges, ocupou a tribuna na tarde de hoje para destacar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, divulgado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que revelou que as dez melhores escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste, sendo seis delas em Pernambuco. A terceira, quarta, quinta e sexta posições do Enem, entre escolas de grande porte – com mais de 90 alunos – que tem indicador de permanência alto, onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio, e têm alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, são de estabelecimentos pernambucanos. São eles: Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco (São Vicente Ferrer), Erem João Pessoa Souto Maior (Sairé), Erem Barão de Exu (Exu), Erem Padre Antônio Barbosa Júnior (Jurema). O nono e o décimo lugares são também de Pernambuco: Erem Senador Nilo Coelho (Dormentes) e Erem Manoel Guilherme da Silva (Passira).

“Não é pouco seis dessas unidades de ensino pertencerem à rede de escolas públicas de Pernambuco. Elas representam um esforço coletivo, que teve inicio há oito anos quando Eduardo Campos decidiu ampliar a experiência das escolas integrais iniciada no governo anterior. Aqui devemos creditar esse novo patamar alcançado pela rede estadual a todos os que fazem parte da comunidade escolar, mas houve um líder que ao focar o assunto, enfrentar obstáculos que pareciam intransponíveis, empregando recursos e energia para enfrentar o desafio aparentemente invencível, conseguiu motivar a comunidade escolar para construir os números que hoje o ENEM revela. Eduardo Campos tinha convicção que Pernambuco iria para as cabeceiras do ranking nacional também na educação. O que ele, e nenhum de nós, certamente imaginava é que essa notícia chegaria na semana que antecede seu aniversário de 50 anos, não estando ele mais entre nós", disse Borges.

O parlamentar frisou que esse resultado seria motivo de orgulho pra qualquer estado brasileiro. “Claro que existem problemas, alguns complexos, a serem enfrentados na nossa rede escolar. Mas Pernambuco hoje é um estado diferenciado, com um governo que segue investindo mais do que a lei determina na área da educação, que criou a maior rede de escolas integrais desse país e que, portanto, é capaz de gerar resultados como esse. A gente sabe que por trás do simbolismo desse trabalho, além do esforço de toda uma coletividade, existe uma comunidade maior ainda de jovens pernambucanos sendo beneficiada. É verdade que nunca podemos perder de vista o tanto que precisa continuar sendo feito, mas é muito importante que saibamos valorizar as conquistas alcançadas. A visão caolha dos que querem diminuir os nossos avanços em função de propósitos meramente eleitoreiros, não pode puxar Pernambuco pra baixo nem desvalorizar o esforço e dedicação de milhares de pernambucanos que, ao contrário dos pescadores de água turva, sabem o esforço que estamos fazendo para construir esse novo Pernambuco”, concluiu.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Waldemar Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário