sexta-feira, junho 15, 2018

Prefeitura de Petrolina orienta sobre cuidados no manuseio de fogos e fogueiras durante festejos juninos


Com a chegada do 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil', a Prefeitura de Petrolina reforça a importância da prevenção para evitar problemas com fogueiras e fogos de artifício, a exemplo de queimaduras e dificuldades respiratórias causadas pela fumaça. Quem explica sobre os cuidados é o Dr. Aristóteles Cardona, médico que atua na Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município.

O profissional explica que é muito comum que as crianças soltem fogos de artifício durante os festejos juninos e lembra que a brincadeira deve ter a supervisão de um adulto e cuidado ao manusear os objetos. “Se utilizados de maneira incorreta, os fogos, como “estrelinhas”, “foguetes” e “rojões” tornam-se armas, pois, em contato com a pele podem causar queimaduras, ou até cegueira, caso a pólvora entre em contato com os olhos”, explica.

A tradição de acender a fogueira também pode representar perigo se não forem tomadas as medidas necessárias. Cardona destaca aspectos importantes para diminuir a possibilidade de queimaduras. “Nunca se deve acender a fogueira com álcool, pois aumenta a probabilidade de se queimar e também deve-se evitar brincadeiras como pular a fogueira. Em caso de queimadura, é importante lavar em água corrente para aliviar a dor e procurar atendimento médico com urgência. Não colocar margarina, manteiga, creme dental ou nenhuma pomada, pois pode causar infecção”, destaca.

As fogueiras ainda causam outro tipo de problema: a fumaça provoca irritação das vias aéreas. Quem sofre de algum tipo de doença respiratória deve ficar ainda mais atento. “Quem já possui asma, bronquite ou alergia respiratória pode ter sintomas como chiado no peito, falta de ar e tosse. O ideal é não ficar próximo à fogueira, que deve ser feita em lugar bem arejado, além de cobrir a boca e o nariz com máscara”, finaliza.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário